Norovírus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaNorovirus
Norovírus em microscopia de transmissão

Norovírus em microscopia de transmissão
Classificação científica
Grupo: Grupo IV ((+)ssRNA)
Família: Caliciviridae
Género: Norovirus

O norovírus é um tipo de vírus que pode ser transmitido através da ingestão de alimentos ou bebidas contaminados pelo vírus.[1] O norovírus é o principal causador de gastroenterite em adultos na América do Norte, sendo responsável por mais de 90% dos surtos. Epidemias localizadas ocorrem quando grupos de indivíduos passam um período de tempo em relativa proximidade física num local confinado, como em cruzeiros, hospitais, restaurantes, escolas, etc. O vírus também pode ser transmitido pelo ar através da tosse. Os indivíduos podem permanecer infectados mesmo depois da diarreia ter cessado.

Transmissão[editar | editar código-fonte]

A principal via de transmissão é a fecal oral através do contato pessoa a pessoa. O norovírus é extremamente infeccioso e possui uma resistência que o permite permanecer sobre superfícies que receberam contato de pessoas infectadas, tornando a partilha de objetos e espaços coletivos um problema. Pode ser transmitido através de partículas de saliva ou por meio de água contaminada e a infecção também está fortemente associada a maus hábitos de higiene (não lavar as mãos).

Sintomas[editar | editar código-fonte]

O norovírus é também um dos principais causadores de gastroenterites virais no Brasil, os sintomas mais comuns são vômito, diarreia, febre e dores abdominais e de cabeça.

Prevenção[editar | editar código-fonte]

Para prevenir basta tomar cuidados com a higiene pessoal tal como lavar bem as mãos e manter os locais limpos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre vírus é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.