Nossa Senhora do Remanso de Pilão Arcado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nossa Senhora do Remanso de Pilão Arcado foi uma municipalidade que existiu entre 1857 e 1890, integrava os atuais municípios de Remanso e de Pilão Arcado, incluindo o arraial de São José, depois freguesia de São José do Riacho da Casa Nova.

História[editar | editar código-fonte]

A vila de Nossa Senhora do Remanso de Pilão Arcado foi criada em 1857 por força da Lei n. 650 de 14/12/1857[1].

Esta lei erigiu em vila o arraial de Remanso, que fazia parte do município de Pilão Arcado, que por sua vez teve o seu foro transferido para a nova vila.

A extensão territorial de Nossa Senhora do Remanso de Pilão Arcado tinha os mesmos limites do antigo território de Pilão Arcado, extremando ao sul com a Barra e ao norte com Cabrobó. Após a anexação da Comarca do Rio São Francisco a Bahia, os marcos limítrofes entre Pilão Arcado e Cabrobó, que se situavam no lugar chamado Pão da Arara ou da História, na beira do rio São Francisco, seguindo uma linha imaginária até o morro Dois Irmãos serviam de limites entre as provínicias pernambucana e baiana. Atualmente esses lugares servem de limites entre os municípios de Casa Nova e Petrolina, servindo de fronteira entre os estados de Pernambuco e da Bahia[2].

Em 1872, a Lei n. 1197 de 27 de abril, transferiu a sede da freguesia, ou paróquia, de Pilão Arcado para Remanso[3].

Em 1873, a Lei n. 1625 de 03 de abril criou a freguesia de São José do Riacho da Casa Nova, que foi transformada em vila em 20 de junho de 1879, sendo desmembranda, portanto, do antigo território de Pilão Arcado[4].

Em 1889, a lei n. 1197 foi revogada, transferindo outra vez a freguesia de Pilão Arcado para a sua sede[3].

Em 1890, a vila de Pilão Arcado foi restaurada pelo ato de governo de 31 de outubro do mesmo ano[3].

Referências

  1. VIANNA, Antonio da Rocha. Compilação em índice alfabético de todas as leis provinciais da Bahia, regulamentos e atos de governo para a execução das mesmas, desde 1853. Salvador: Bahia Typ. Livraria de E. Pedroza, 1958.
  2. HONORATO, Manoel da Costa. Dicionário topográfico, estatístico e histórico da província de Pernambuco. Recife: Typ. Universal, 1863.
  3. a b c VIANNA, Francisco Vicente. Memória sobre o estado da Bahia. Bahia : Typ. e Enc. do Diario da Bahia, 1983.
  4. Leis e Resoluções da Assembléia do Estado da Bahia do ano de 1873. Bahia: Salvador, Typografia do Correio da Bahia, 1873.