Nossa Senhora dos Remédios (Povoação)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Portugal Portugal Nossa Senhora dos Remédios 
  Freguesia  
Labaçal
Labaçal
Labaçal
Símbolos
Brasão de armas de Nossa Senhora dos Remédios
Brasão de armas
Localização
Localização no município de Povoação
Localização no município de Povoação
Localização no município de Povoação
Nossa Senhora dos Remédios está localizado em: Açores
Nossa Senhora dos Remédios
Localização de Nossa Senhora dos Remédios nos Açores
Coordenadas 37° 45' 38" N 25° 14' 16" O
Região Açores
Município Povoação
História
Fundação 20 de Fevereiro de 1957
Administração
Tipo Junta de freguesia
Presidente Francisco Manuel Raposo Gaspar (PPD/PSD)
Características geográficas
Área total 12,66 km²
População total (2011) 1 112 hab.
Densidade 87,8 hab./km²
Outras informações
Orago Nossa Senhora dos Remédios
Sítio www.fnsremedios.eu

Nossa Senhora dos Remédios é uma freguesia portuguesa do município da Povoação, ilha de São Miguel, Açores, com 12,66 km² de área e 1 112 habitantes (2011). A sua densidade populacional é 87,8 hab/km². Localiza-se a uma latitude 37 Norte e a uma longitude 27 Oeste, estando a uma altitude de 70 metros.

É uma freguesia rural sobranceira à vila da Povoação, ocupando duas das típicas "lombas" (Lomba do Loução e Lomba do Alcaide) que irradiando da vila se prolongam para o interior da ilha. Foi uma zona de produção de trigo, estando hoje as terras quase inteiramente dedicadas à pastagem para o gado leiteiro.

População[editar | editar código-fonte]

População da freguesia de Nossa Senhora dos Remédios [1]
1960 1970 1981 1991 2001 2011
2 071 1 811 1 345 1 155 1 072 1 112

Criada pelo Decreto-Lei nº 41.010, de 20 de fevereiro de 1957, com lugares da freguesia de Povoação

Distribuição da População por Grupos Etários
Ano 0-14 Anos 15-24 Anos 25-64 Anos > 65 Anos 0-14 Anos 15-24 Anos 25-64 Anos > 65 Anos
2001 216 175 504 177 20,1% 16,3% 47,0% 16,5%
2011 201 147 610 154 18,1% 13,2% 54,9% 13,8%

Localização[editar | editar código-fonte]

Esta Freguesia (N.ª Senhora dos Remédios) pertence ao concelho da Povoação do grupo oriental dos Açores, da ilha de São Miguel. Esta freguesia é constituída por duas lombas (Lomba do Alcaide e Lomba do Loução).

O ponto central da Freguesia de N.ª Senhora dos Remédios fica situado nas seguintes coordenadas Y=4182354,91520 e X=656809,22198 usando sistema de Coordenadas UTM/Fuso Z6 e Datum S. Braz. A figura apresenta a referência geográfica da freguesia de N.ª Senhora dos Remédios.

Caracterização socioeconómica[editar | editar código-fonte]

População[editar | editar código-fonte]

De acordo com os censos 1991 e de 2001, a população residente em 1991 da Freguesia de N.ª Senhora dos Remédios foi de 1155 habitantes e em 2001 foi de 1072 habitantes, tendo diminui 72 habitantes nesses dois anos.

A Freguesia de N.ª Senhora dos Remédios (a freguesia mais recente, do concelho) tem vindo sempre a perder população desde 1960 (2071 hab.) até 2001 (1072 habitantes).

As taxas de desemprego de 1991 a 2001 diminuíram, na Freguesia de N.ª Senhora dos Remédios (de 7,1% para 3,2%).

A maioria da população de N.ª Senhora dos Remédios está empregada ao sector terciário, seguida o secundário, que está próximo dos valores do Sector Primário.

Sectores económicos[editar | editar código-fonte]

Sector primário: agricultura

O sector primário é praticamente constituído pela agricultura. A superfície Agrícola útil do concelho de Povoação atinge os 3.780 hectares, o que corresponde a 86% da superfície total do mesmo. A estrutura fundiária do concelho de Povoação evidência um excessivo parcelamento, com áreas muito pequenas em que cerca de 27% das explorações estão divididas num único bloco e 20% em 2 blocos.

A estrutura empresarial agrícola neste concelho é relativamente baixa, existindo apenas 9,9% das explorações geridas por produtores empresários e as restantes por produtores autónomos. O grau de mecanização da agricultura neste concelho demonstra um valor razoável, apesar de, comparativamente a outros, ou mesmo em relação à Região, apresentar valores abaixo da média.

Neste concelho a faixa etária dos produtores agrícolas é elevada, onde 29,5% destes têm mais de 65 anos de idade, o que, por um lado, poderá significar um aumento significativo do emprego nos próximos anos no sector primário, mas que, por outro lado, poderá reflectir a pouca apetência por esta actividade por parte da população mais jovem. A população entre os 45 e os 54 anos de idade nesta actividade é de 20%, valor similiar aos níveis verificados no resto da Região Autónoma dos Açores, para o sector primário. Consideramos, relativamente à população com menos de dezoito anos, que este sector está pouco atractivo.

Das produções agrícolas destaca-se a produção agro-pecuária, assumindo um peso significativo neste concelho. O peso deste tipo de exploração é equivalente ao dos restantes concelhos e da Região Autónoma dos Açores, sendo o número de explorações com vacas leiteiras de 12,9%. A dimensão média de cada exploração do concelho de Povoação, em número de cabeças, é de 23 vacas sendo este valor superior à média Regional e inferior à média Nacional.

Sector secundário Na Freguesia de N.ª Senhora dos Remédios o sector secundário é fracamente representado. A indústria associada à construção civil, a serração de madeiras, fábrica de blocos e ainda as indústrias panificadoras e de lacticínios, dão trabalho a alguma população da Freguesia e também a população de outros locais. Esta freguesia, também, é ocupada por população que esta envolvido no sector secundário mas que trabalha em sítios localizados fora da Freguesia.

Sector terciário No sector terciário os serviços, têm tido um peso específico crescente ao longo dos anos na actividade económica geral do concelho, quer no que respeita ao produto, quer quanto ao emprego.

No concelho da Povoação predomina essencialmente o comércio retalhista em estabelecimentos não especializados, deixando para trás o comércio Grossista, que possui um peso diminuto.

Ao nível dos serviços, o concelho dispõe de uma rede de balcões afectos à actividade bancária, que têm vindo a decrescer nos últimos anos, à custa dos efeitos da era informática, tentando aproximar-se da sua clientela sem aumentar os custos de funcionamento e de gestão.

Caracterização biofísica[editar | editar código-fonte]

Caracterização vlimática[editar | editar código-fonte]

Temperatura do ar Na freguesia de N.ª Senhora dos Remédios a temperatura média anual circunda os 17,5 °C.

A temperatura máxima atingida foi na estação do Verão com 22 °C, regista em Agosto de 2002, no Inverno as temperaturas mais baixas registam- se no mês de Fevereiro rondando os 14 °C.

Precipitação A precipitação no Inverno é maior e no Verão é menor, sendo decrescente no mês de Novembro a Julho, mês com menor precipitação (34,1mm), e crescente de Julho a Novembro;

Velocidade do vento Na freguesia de N.ª Senhora dos Remédios observaram-se como ventos dominantes, o rumo do Norte (20%), o rumo do Nordeste (15,5%) e o rumo do Oeste (14,4%).

Nos meses de Janeiro e Fevereiro a velocidade do vento é muito elevada (13,1 km/h) e no mês de Agosto é menos elevada (9 km/h).

Humidade Relativa do Ar A Freguesia de N.ª Senhora dos Remédios, a Humidade Relativa do Ar é menor nos meses de Abril e Julho, e em Janeiro, Fevereiro e Dezembro é maior.

Análise fisiográfica[editar | editar código-fonte]

Morfologia e hipsometria A Freguesia de N.ª Senhora dos Remédios apresenta grandes diferenças de altitude em toda a sua área e, derivada do carácter montanhoso e da sua morfologia bastante acidentada. A altitude máxima, situada no Pico da Vara, é de 1105 metros e a altitude mínima e de 20 metros.

Orientações de encosta -A zona central da Freguesia de N.ª Senhora dos Remédios a cor predominante é o azul claro e o verde, quanto ao sul como no Norte predomina o azul-escuro e o rosa.

Declives de encosta A área da Freguesia de N.ª Senhora dos Remédios apresenta declives superiores a 20% no Norte e Este, tendo em conta que estas têm um tipo de Escoamento Superficial muito rápido e com Grau de Erosão Hídrico muito significativo, e na zona Oeste que contem áreas planas ou com declive suave, o seu Escoamento Superficial e muito lento e com um Grau de Erosão Hídrico pouco significativo.

Caracternização geológica[editar | editar código-fonte]

Geomorfologia A freguesia de Nossa Senhora dos Remédios fazendo parte da zona Noroeste do concelho da Povoação, predomina a região geomorfológica da Troqueira e no Vulcão da Povoação.

A principal linha de relevo é a Serra da Troqueira que esta possui orientação NW/SE.

Nesta freguesia é muito difícil encontrar os centros eruptivos, porque é a zona mais antiga da ilha, o modelado vulcânico está muito marcado pelos processos erosivos, pode encontrar alguns, embora muito danificados (Zbyszewsby et al., 1958 fide Ricardo, 1977).

Rede hHidrográfica Toda a área da Freguesia de N.ª Senhora dos Remédios sofre uma forte influência da densa rede hidrográfica existente.

Das quatro Ribeiras que existem na freguesia de N.ª Senhora dos Remédios destacam-se apenas duas a Ribeira da Lomba Grande e a Ribeira do Purgar pelos respectivos comprimentos de redes de escoamento na área de estudo.

Geologia A zona central da Freguesia de N.ª Senhora dos Remédios é constituída por dois tipos de substratos Geológicos, pelo Complexo Basáltico do Nordeste (Rochas Eruptivas) e Conglomerados da Povoação (Formações Sedimentares). O sector Norte e Sudeste é constituída pelo Complexo Basáltico do Nordeste, o sector Sudoeste é constituído por Tranquilos e Latilos (Rochas Eruptivas), o sector Este é constituído por dois tipos de Substratos Geológicos, Andesitos e por Cones de Escórias e o sector Oeste é constituído por Conglumentos da Povoação.

Quase toda a área abrangida pela Freguesia de N.ª Senhora dos Remédios é composta por Materiais de Projecção (Materiais Piroclásticos).

Riscos geológicos Dos diversos riscos geológicos existentes destacam-se os movimentos de massas e as cheias e enxurradas.

Cheias e rnxurradas Os movimentos de massa representam geomorfologicamente um dos principais processos activos que se encontram presentes na maior parte dos taludes.

Merece especial atenção o facto dos temporais, que implicam intensas chuvadas, possuírem probabilidades superiores entre os meses de outubro e janeiro.

Perigo e risco vulcânico e sísmico A zona apresenta um perigo elevado de cheias e enxurradas que advêm dos factores de localização geográfica e de configuração topográfica do espaço, que promovem uma elevada precipitação, sendo por vezes torrencial. O declive, a altitude das camadas, vegetação, a cobertura dos solos, e a meteorização contribuem para o agravamento no desenvolvimento de torrentes.

Uso do solo Toda a área da Freguesia de N.ª Senhora dos Remédios sofre uma forte influência de Classe de Capacidade de Uso de Solo.

Pela análise da carta de Capacidade de Uso de Solo da área abrangida pela freguesia de Nossa Senhora dos Remédios, verfica-se que o solo VII+VI abrange com maior capacidade com cerca de 382,207 hectares de área encontrada na zona Norte e Nordeste e com menor a área social com 25,807 hectares encontrada na parte Central da freguesia. Os solos V estão situados na zona Central e no Sul, os solos VI na zona Sudeste e Este, os solos VI+VII estão localizados a Sudoeste, a Oeste e no centro da freguesia, na zona central também se localiza os solos III, bons para cultivo com 306,509 hectares e a Este estão situados solos V+VI.

Pela análise da carta de vapacidade de uso de solo da área abrangida pela freguesia de N.ª Senhora dos Remédios, verifica-se que as áreas agrícolas abrangem maior parte da freguesia com 592,251 hectares situado no este, sul, oeste e no ventro da freguesia e as áreas de urbanização com menor parte da freguesia com cerca de 61,571 hectares situadas no sudoeste e sul. As áreas de vegetação espontânea estão situadas na zona sudoeste e este, as áreas de mato localizadas no Norte e no Nordeste da freguesia e as áreas de floresta de produção estão situadas no sul e sudoeste.

Ecologia[editar | editar código-fonte]

Fauna

Através da análise do quadro, afirma- se que não há muitos mamíferos a não ser gatos (Felis catus) e ratos (ruttus) abrangendo a freguesia de N.ª Senhora dos Remédios.

Existem muitas espécies de aves na freguesia de N.ª Senhora dos Remédios, algumas em via de extinção, como por exemplo o priolo (Pyrrhula murina) que vive no Pico da Vara/Ribeira do Quilherme e alimenta- se de plantas endémicas, e outras em abundante, como por exemplo o tentilhão (Fringilla coelebs moreletii) e a estrelinha (Regulus azoricus) que se alimentão de frutas e de outros pequenos seres.

Pela ausência de mar na freguesia de Nossa Senhora dos Remédios não há espécies piscatórias.

Flora

A nível florístico existe varias plantas endémicas dos açores, as que abrangem a Freguesia de N.ª Senhora dos Remédios são, a ginja (Prunus lusitana azorica), a conteira (Hedychium gardnerianum), o incenso (Pittosporum undulatum), o Azevinho (Ilex perado azorica), a Hortênsia (Hydrangea macrophylla), a criptoméria (Cryptomeria japonica), a Uva da serra (Vaccinium cylindraceum) e o Cedro do mato (Juniperus brevifolia).

Algumas destas estão a ser ameaçadas, por haver desflorestação e por animais alimentarem-se apenas delas.

Habitats

Na Freguesia de N.ª Senhora dos Remédios existe as florestas Macaronésicas de Juniperus, Matos Macaronésicos Endémicos e Laurissilvas Macaronésicas.

Também encontra- se formações eminentemente antrópicas como as Plantações monoculturais e as Pastagens.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Agência Portuguesa do ambiente (acedido em Maio de 2008)

Centro histórico (acedido em Fevereiro de 2008)

FERNANDES, João (Dezembro de 2004) Caracterização climática das ilhas de são Miguel e santa Maria com base no modelo Cielo; Universidade dos Açores, Licenciatura em engenharia do ambiente; Angra do heroísmo

Gaspar, Joaquim (2004) - Dicionário de CiênciasCartográficas. Lidel Edições Técnicas, Lisboa

Geografia da Freguesia de N.ª Senhora dos Remédios (acedido em Fevereiro de 2008)

História da Freguesia de N.ª Senhora dos Remédios (acedido em Fevereiro de 2008)

Legislação da Freguesia (acedido em Fevereiro de 2008)

Legislação (acedido em Fevereiro de 2008)

MEDEIROS, j. (2004) Contradição para o Estudo dos Riscos Geológicos no Conselho de Vila Franca do Campo e suas Implicações sem termos de Planeamento de Emergência, Universidade dos Açores, Departamento de Geociênçias

Naturlink (acedido em Fevereiro de 2008)

RAMOS, J.A. (1995) O Priôlo (Pyrrhula murina) e a floresta natural de altitude

Rede Natura 2000 no Arquipélago dos Açores (acedido em Maio de 2008)

NATURA 2000 (1986) Interpretation Manual of European Union Habitats

Sociedade Portuguesa para o estudo das aves (Junho de 2005) Plano de Gestão da Zona de Protecção Especial Pico da Vara/Ribeira do Guilherme

Trabalho de André Couto e João Fortuna, realizado nas aulas de Ordenamento ao Territorio com a ajuda do formador Artur Gil
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Nossa Senhora dos Remédios (Povoação)

Referências

  1. Instituto Nacional de Estatística (Recenseamentos Gerais da População) - https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_publicacoes