Notepad++

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Notepad++
Notepad++ logo
Notepad++ Screenshot3.png
Tela do Notepad++
Desenvolvedor Don Ho
Lançamento 24 de novembro de 2003 (12 anos)
Versão estável 6.8.9 (14 de Janeiro de 2016)
Idioma(s) 12 idiomas
Sistema operativo Windows
Gênero(s) Editor de texto, Editor hexadecimal
Licença GPL
Estado do desenvolvimento Ativo
Tamanho 3,90 MB
Página oficial https://notepad-plus-plus.org/

Notepad++ é um editor de texto e de código fonte de código aberto sob a licença GPL. Suporta várias linguagens de programação rodando sob o sistema Microsoft Windows (possível utilização no Linux via Wine).

O Notepad++ é distribuído como um Software livre. O projeto foi hospedado no SourceForge.net, onde foi baixado mais de 27 milhões de vezes[1] e ganhou duas vezes o prêmio "SourceForge Community Choice Award" por melhor ferramenta de desenvolvimento.[2] O projeto é hospedado no TuxFamily desde de Junho de 2010. Ele é baseado no Scintilla, é escrito em C++ utilizando a API Win32 e usa a STL. O objetivo do Notepad++ é oferecer um esguio e eficiente binário com uma interface gráfica totalmente modificável.

As linguagens de programação suportadas pelo Notepad++ são: C, C++, Java, C#, XML, HTML, PHP, JavaScript, makefile, ASCII art, doxygen, ASP, VB/VBScript, Unix Shell Script, BAT, SQL, Objective-C, CSS, Pascal, Perl, Python, Lua, Tcl, Assembly, Ruby, Lisp, Scheme, Smalltalk, PostScript e VHDL. Além disto, usuários podem definir suas próprias linguagens usando um "sistema de definição de linguagem" integrado, que faz do Notepad++ extensível, para ter realce de sintaxe e compactação de trechos de código.

Ele suporta autocomplemento, busca e substituição de expressões regulares, divisão de tela, zoom, favoritos, etc. Tem suporte para macros e plugins. Um plugin de usuário chamado TextFX, que provê opções de transformação de textos, é incluído por padrão.

Referências

  1. «Download Statistics: All Files». sourceforge.net. Consultado em 18 de abril de 2012. 
  2. «SourceForge.net: 2009 CCA: Winners». sourceforge.net. Consultado em 18 de abril de 2012. 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Ícone de esboço Este artigo sobre Software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.