NovaBrasil FM

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Nova Brasil FM)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde outubro de 2015). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
NovaBrasil FM
{{{alt}}}
Rede Central de Comunicação Ltda.
País  Brasil
Frequência(s)
Sede
Slogan O melhor da moderna música popular brasileira.
Fundação 1 de junho de 2000 (17 anos)
Fundador Orestes Quércia
Pertence a Grupo Solpanamby
Formato Emissora de rádio Comercial
Gênero Música popular brasileira
Idioma Português
Página oficial novabrasilfm.com.br

NovaBrasil FM (estilizado NOVABRASIL FM) é uma rede de Rádios brasileira, sediada na cidade de São Paulo, que toca somente música da chamada "nova e moderna MPB". A rede de rádios faz parte de grupo empresarial Grupo Solpanamby.

História[editar | editar código-fonte]

Anteriormente conhecida como Manchete FM, essa rádio pertencia ao Grupo Bloch sendo mais tarde alugada a Igreja Renascer em Cristo transformando-a em Manchete Gospel FM, tempos depois foi vendida ao ex-governador de São Paulo Orestes Quércia, desde então passou a se chamar Nova Brasil FM. Em Salvador, Recife e Brasília, as frequências pertenciam a Manchete FM enquanto em São Paulo a frequência 89.7 pertencia a FM Record.

Em São Paulo, a frequência 89.7 pertencia a FM Record, do Grupo Paulo Machado de Carvalho e Grupo Silvio Santos que retransmitia parte da Rádio Record e gerava música adulto contemporânea, até 1989, depois seguiu uma linha de música jovem/adulta até 1996. Em 1992 foi revendida ao grupo do Orestes Quércia e rebatizada de Nova FM Record até 1999.

Atualmente é a segunda maior rede de rádios do Brasil no segmento adulto contemporâneo nos três índices (afiliadas, audiência e faturamento, exceto a audiência em SP, que por pouca diferença, supera a Antena 1), e é a maior se contado o fator "música brasileira", uma vez que seus concorrentes são geralmente emissoras locais e/ou educativas.

Emissoras[editar | editar código-fonte]

A Nova Brasil FM é composta por quatro emissoras próprias e duas afiliadas, sendo a primeira inaugurada em 11 de setembro de 2017 na cidade de Birigui. A rede já chegou a ter uma emissora própria no Rio de Janeiro, atualmente arrendada à Feliz FM.

Cidade UF Emissora Sintonia Prefixo RDS
São Paulo SP NovaBrasil FM São Paulo 89.7 MHz ZYD 801 Sim
Recife PE NovaBrasil FM Recife 94.3 MHz ZYD 241 Sim
Salvador BA NovaBrasil FM Salvador 104.7 MHz ZYC 308 Sim
Brasília DF NovaBrasil FM Brasília 97.5 MHz ZYC 476 Sim
Birigui SP NovaBrasil FM Birigui 90.1 MHz Não
Goiânia GO NovaBrasil FM Goiânia 102.9 MHz ZYC 571 Sim

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
FM Record e Manchete FM
Nova Brasil FM
2000 - presente
Sucedido por