Novo Aleixo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde fevereiro de 2013). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Novo Aleixo
  Bairro do Brasil  
Vista parcial do bairro Novo Aleixo.
Vista parcial do bairro Novo Aleixo.
Zona Norte
Município Manaus
Criado em 1990
Área
 - Total 1276,78
População (Censo brasileiro de 2010)
 - Total 96 611
    • Densidade 7566,77 hab./km²
Domicílios 26.457
Limites São José Operário, Parque 10 de Novembro, Aleixo, Flores e Cidade Nova.
Subprefeitura Cidade Nova
Fonte: Não disponível

O Novo Aleixo é um bairro do município brasileiro de Manaus, capital do Amazonas. Localiza-se na zona norte e seus limites são com os bairros do Aleixo, São José Operário, Parque 10 de Novembro, Flores e Cidade Nova.

De acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população era de 96 611 habitantes em 2010, sendo o terceiro bairro mais populoso da cidade.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Até 1990, a área onde hoje é localizado o bairro era apenas uma grande extensão de mata inabitada reservada à expansão da Cidade Nova. Em 1994, a Vieiralves Imobiliária, detentora da propriedade das terras, inaugurou o loteamento Novo Aleixo, na Cidade Nova. O Novo Aleixo é portanto, um bairro relativamente novo.

Atualidade[editar | editar código-fonte]

Avenida João Câmara, a principal do bairro.

Sua principal rua é a João Câmara, que inicia após a ponte do conjunto Colina do Aleixo e termina na Cidade Nova. Entre as ruas secundárias, temos a Rua Itaqueraima, que interligam o Novo Aleixo ao bairro São José, à Av. Autaz Mirin e como a rua principal do Novo aleixo I a rua Ivaiporã ( antiga rua Rio Waupés ) que também interliga o bairro ao São José e ao Amazônino Mendes. Também encontram-se em estágio avançado as obras de construção do prolongamento da Av. das Torres, que cortará o bairro, melhorando a interligação a outros pontos de Manaus.

O comércio do bairro encontra-se em fase de expansão. A Rua João Câmara possui um relevante comércio composto por pizzarias, farmácias, supermercados, bares, lanchonetes e materiais de construção. Atualmente os moradores já contam com uma grande gama de produtos e serviços, muitas vezes com preços melhores e sem a necessidade de deslocamento até o centro da cidade, que fica a 12 km de distância.

A região vem experimentando nos últimos anos uma enorme valorização nos preços dos imóveis por diversos fatores, como a variedade comercial e a localização do bairro.

Por ser um loteamento planejado, o mesmo possui uma infraestrutura superior a encontrada na maioria dos bairros de Manaus, mas ainda passa por dificuldades não respondidas pelos órgãos ligados à infra-estrutura municipal, como deficiências na rede de distribuição de água e inexistência de tratamento de esgoto.

O Bairro é atendido por linhas de ônibus das empresas Auto Ônibus Líder, Expresso Coroado e Global Green:

- Linha 043 (Auto Ônibus Líder): Parque das Garças, Novo Aleixo, Terminal 3;

- Linha 072 (Global Green): São José 2, Novo Aleixo, Terminal 5;

- Linha 439 (Auto Ônibus Líder): Núcleo 15, Novo Aleixo, Aleixo, Boulevard, Centro;

- Linha 447 (Auto Ônibus Líder): Amazonino Mendes, Novo Aleixo, Aleixo, Praça 14, Centro;

- Linha 461 (Expresso Coroado): Parque das Garças, Novo Aleixo, Águas Claras, Cj, Tiradentes, Aleixo, Terminal 2, Centro;

E pelas seguintes linhas de ônibus executivo:

- 816: Colina do Aleixo, Novo Aleixo, V-8, Terminal Praça Matriz;

- 817: Colina do Aleixo, Boulevard, Centro

- 818: Amazonino Mendes, Novo Aleixo, V-8, Terminal Praça Matriz;

Dados do bairro[editar | editar código-fonte]

  • Total da População (2010): 96.611

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.