Novo Horizonte (Timóteo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde outubro de 2012). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Novo Horizonte
  Bairro do Brasil  
Praça do Novo Horizonte
Praça do Novo Horizonte
Unidade federativa  Minas Gerais
Distrito Sede
Município Timóteo
Criado em 1982 (37 anos)
Área
- Total 1,7 km²
População (2010)
 - Total 1 921
    • Densidade 1 107,52 hab./km²
Domicílios 603
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)[1]/

Novo Horizonte é um bairro do município brasileiro de Timóteo, no interior do estado de Minas Gerais. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população no ano de 2010 era de 1 921 habitantes, sendo 919 homens e 1 002 mulheres, possuindo um total de 603 domicílios particulares distribuídos em uma área de 1,7 km².[1]

História[editar | editar código-fonte]

O bairro foi fundado em volta de uma indústria de tijolos, assim como o bairro Olaria, vizinho do bairro Novo Horizonte. Pouco tempo após a fundação dos dois bairros irmãos, a então Acesita, hoje Aperam South America, criou projetos de casas populares para os trabalhadores da mesma. Todas as ruas paralelas numeradas (Rua 74 à Rua 79) do bairro Novo Horizonte tem um padrão de casas, seguido pela rua toda, exceto nas esquinas.

Embora não tenha sido construído como parte do projeto da vila operária da Acesita, o bairro estava situado em área de expansão prevista, da mesma forma que ocorreu com outros bairros da cidade, como São Cristóvão, Timirim, Serenata e Santa Maria. Havia sido projetado pela Acesita na década de 1950,[2] mas sua construção foi realizada somente em 1982, em uma parceria entre a empresa e o Banco Nacional da Habitação (BNH).[3]

Nomenclatura das ruas[editar | editar código-fonte]

As ruas no bairro, em sua maioria são numeradas, o que causa grande confusão de quem é de fora da cidade. Dependendo de onde é feita a consulta, são encontradas por extenso (Rua Setenta e Quatro) e em outros em números (Rua 74). Mas isso não causa nenhum dano ao serviço postal brasileiro, os Correios, já que não importa como esteja o endereço, eles conseguem deduzir.

Educação[editar | editar código-fonte]

Existem duas escolas no bairro. O Instituto Municipal de Educação Técnica (IMET) e o Instituto Educacional Carlos Drumond de Andrade. O primeiro é voltado para a educação fundamental e média, e o segundo para educação infantil. Contrariando o nome do IMET, não há uma escola técnica ou de ensino superior no bairro.

Esporte e lazer[editar | editar código-fonte]

Há uma quadra poliesportiva de esportes e lazer. Além da quadra de futebol e campo de futebol, tem quiosques cobertos para o convívio social dos moradores da região.

Imagens[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (16 de novembro de 2011). «Sinopse por setores». Consultado em 23 de outubro de 2012 
  2. Quecini 2009, p. 155–159
  3. Quecini 2009, p. 176

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Novo Horizonte
Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.