Novo Rio Futebol Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Novo Rio
Escudo do Novo Rio FC.jpg
Nome Novo Rio Futebol Clube
Fundação 14 de novembro de 1974 (45 anos)
Presidente José Luiz Macedo
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

Novo Rio Futebol Clube é uma agremiação esportiva de São João de Meriti, no estado do Rio de Janeiro, fundada a 14 de novembro de 1974.

Jogadores do Novo Rio na final da Segunda Divisão em 1979, no Maracanã, contra o Costeira

História[editar | editar código-fonte]

Clube pertencente ao bairro meritiense do Parque Novo Rio, disputou a Segunda Divisão de Profissionais, chamada à época de Divisão de Acesso, em 1978, quando em sua chave, se classificou em segundo lugar, atrás do Mesquita Futebol Clube, para as semifinais, eliminando o Nacional Foot-Ball Club, de Duque de Caxias. Na fase semifinal é eliminado em jogos de ida e volta (1 a 1 em casa e 0 a 3 fora) pelo Friburgo Football Club, não conseguindo chegar à final da competição. O time de Nova Friburgo seria o campeão da competição, sagrando-se vice o Esporte Clube Costeira.

Em 1979, é o terceiro colocado na mesma Divisão de Acesso, que não promoveu times para a Primeira Divisão do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro. O campeão e vice foram respectivamente o Friburgo Football Club e o Esporte Clube Costeira.

Em 1980, o clube disputa o seu último campeonato sob essa denominação, a Segunda Divisão, Grupo do Interior. Ao fim do primeiro turno é o líder do certame, classificando-se para a final, seguido por Mesquita Futebol Clube, Rubro Atlético Clube, Clube Esportivo Rio Branco, Esporte Clube Costeira e Esporte Clube Nova Cidade. No segundo turno, é o segundo colocado, atrás do Esporte Clube Costeira, sendo seguido por Clube Esportivo Rio Branco, Mesquita Futebol Clube, Rubro Atlético Clube e Esporte Clube Nova Cidade. Na final, o Novo Rio perde a primeira partida em casa para o Costeira por 3 a 0. Na finalíssima, disputada no Maracanã, vitória da equipe de Niterói por 1 a 0, ficando o time de São João de Meriti com o vice-campeonato.

Em 1981, o time presidido pelo falecido José Luiz Macedo, se funde com o Sport Club União da Mocidade, fundado a 20 de agosto de 1950, que detinha o estádio José Amorim Pereira, formando então a União Esportiva Coelho da Rocha.

Títulos[editar | editar código-fonte]

1980 - Vice-campeão da Segunda Divisão (Grupo do Interior) do Rio de Janeiro;

Ver também[editar | editar código-fonte]

Fonte[editar | editar código-fonte]

  • VIANA, Eduardo. Implantação do futebol Profissional no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora Cátedra, s/d.