Novos Guerreiros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Novos Guerreiros
Dados sobre publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição The Mighty Thor #411 (Dezembro de 1989)
Criado por Tom DeFalco
Ron Frenz
Ver Lista de membros
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Em 1989, a Marvel Comics criou um grupo de jovens super-heróis que se auto-denominaram Novos Guerreiros, um projeto do roteirista Tom DeFalco. O supergrupo de adolescentes surgiu durante a saga Atos de Vingança reunidos por Night Trasher, estranhamente batizado de Radical no Brasil, e contava ainda com Namorita, Kid Nova, conhecido no Brasil anteriormente como Nova, Marvel Boy (que depois passou a se chamar Justiça), Speedball e Firestar (a Flama do desenho Homem-Aranha e Seus Amigos).

Em 2005, a equipe estrelou uma minissérie de seis edições elaborada pelo roteirista Zeb Wells e o desenhista Skottie Young. A nova formação trazia de volta Night Thrasher, Speedball, Namorita com novo visual recheado de tatuagens tribais, Nova (que voltou a deixar de ser Kid), Microbe e Debrii. Quem esperava reencontrar Firestar e Justice, Wells revelou em entrevista ao site Newsarama que, ao ingressarem nos Vingadores, esses heróis amadureceram, não havendo, portanto, espaço para seu retorno nesse novo time de super-heróis mirins. Essa formação acabou tendo um trágico fim em Guerra Civil (2006-2007).

História[editar | editar código-fonte]

Os Novos Guerreiros foram reunidos pelo jovem e rico aventureiro Dwayne Taylor, que dedicou sua vida à luta contra o crime após o assassinato de seus pais. Seus representantes legais são o mercenário aposentado Andrew Chord e a enigmática empregada Tai. Dwayne combatia o crime como Radical, forjando uma parceria com a dupla de irmãos Fogo Noturno e Silhouette, com quem também mantinha um romance. A aliança terminou mal quando Silhouette foi baleada por um bandido. Culpando Radical pela tragédia, Fogo desapareceu com sua irmã ferida, jurando vingança. Apesar deste revés, Dwayne foi encorajado por Chord a continuar o seu trabalho, e encontrar outros aliados em sua guerra contra o crime. Inspirado e invejando a dinâmica familiar do Quarteto Fantástico, Dwayne decidiu formar seu quarteto de super-heróis próprios: ele restaurou os super-poderes perdidos de Richard Rider (casualmente, arriscando a vida de Rider no processo), persuadindo o veterano aventureiro a se juntar a ele; recrutou o ansionso jovem herói telecinético Vance Astrovik, então conhecido como Marvel Boy. E pressionou a relutante heroína Flama a juntar-se ao grupo depois de descobrir sua identidade secreta. Mal sabiam os quatro que encontrariam em batalha a ameaça alienígena Terrax, a quem derrotaram com a ajuda de Namorita e com o uso da energia cinética de Speedball. Os seis heróis decidiram permanecer juntos como uma equipe, batizados de "Novos Guerreiros" por Speedball, seguido de uma reportagem de televisão sobre eles. O novo grupo foi financiado pela Fundação Taylor, um conglomerado de instituições financeiras estabelecidas pelo falecido pai de Dwayne e supervisionado pela Chord e Tai, que também atuavam como pessoal de apoio aos Novos Guerreiros.

Depois de ajudar Thor contra o Fanático, os Guerreiros esmagaram uma gangue de rua equipada pela I.M.A. e mantida pelo amargurado Fogo Noturno, que foi desmascarado por sua irmã Silhouette. À esta altura, a empresa de pesquisa genética sobre-humana Genetech havia contratado o Pensador Louco para investigar os Novos Guerreiros, recolher informações sobre as habilidades da equipe. No entanto, o Pensador parecia ter um interesse pessoal neles. Ele ocultou os detalhes de suas vidas pessoais da Genetech e tentou oferecer orientação aos jovens heróis ao longo de vários encontros. Enquanto isso, Genetech utilizou os dados do Pensador para criar sua própria equipe de super-jovens: Psionex, Asilum, Coronariana, Impulse, Mathemanic e Pretty Persuasiva. Esta equipe instável encontrou os Novos Guerreiros repetidamente tanto como inimigos, quanto como aliados. Da mesma forma, Genetech se viu, causar ou ajudar a resolver uma variedade de ameaças exóticas ao longo dos anos, muitas vezes trabalhando com os Novos Guerreiros.

Os Guerreiros passaram a enfrentar inimigos como o Ladrão de Estrelas; a corrupta Stane International Corporation; extremistas ambientais do projeto Terra e os seus super-agentes, a Força da Natureza, a Rainha Branca e seus Satânicos, um novo Esfínge cujos autos feitos em realidade alternativa foram desfeitos pelos Novos Guerreiros, o mutante alterador de realidades Proteus; o cósmico Edifice Rex;, o Mestre dos Bonecos; o especialista em resgate marinho sem escrúpulos Sea Urchin, o Monge do Odio e seus peões, os Filhos da Serpente e um Terrax renascido. Silhouette se juntou à equipe, utilizando o amuleto de super-poderes do aventureiro Falcão de Aço e a criança super-forte Rage (Elvin Holiday) também tornou-se membro do grupo. Um romance floresceu entre Vance e Flama, e o grupo adotou um edifício fabril de propriedade de Taylor como sua nova Sede.

Os Novos Guerreiros acabaram descobrindo que os dirigentes da Fundação Taylor eram corruptos, que Chord tinha assassinado os pais Dwayne, e que o Tai era uma feiticeira do mal que pretendia dominar o mundo, uma membro da antiga seita Boca do Dragão cujo templo escondido no Camboja abrigou um nexo de energia mística conhecida como Poço de Todas as Coisas. Décadas atrás, uma unidade de soldados americanos, incluindo Chord, tinham feito um pacto com Tai para eles se casarem com as filhas dos lideres do culto e produzir descendentes destinado a controlar o poder do Poço, tudo de acordo com uma profecia que dizia que uma fusão de Oriente e Ocidente era necessária para alcançar o poder. Na verdade, Tai pretendia sacrificar as crianças para o Poço, para obter seu poder.

Todos os soldados participaram do pacto exceto Daryl Taylor (que recusou pois ele já era casado), cada um deles voltando para casa para começar as famílias com suas novas noivas. A filha de Tai, Miyami, casou-se com Chord e teve dois filhos, mas para salvar as crianças de Tai, ela falsificou sua própria morte e a dos gêmeos, a quem ela deu-os antes de fugir para a clandestinidade. Para substituir essas crianças no pacto, Tai misticamente forçou Chord a matar seus amigos, os alfaiates, e assumir a custódia de seu filho, Dwayne. Quando a verdade sobre a Tai finalmente se revelou, Tai encontra e mata Miyami e descobre que os gêmeos perdidos eram Silhouette e Fogo Noturno. A maioria das crianças do pacto formou o Círculo de Dobramento, que esperavam para reivindicar o poder do Poço para si. Disposto a arriscar o Circulo e usurpar o poder do Poço, Tai há muito havia decidido fazer o ritual e sacrifíciar um grupo alternativo de super-jovens para o Poço. Foi por isso que ela e seu peão Chord haviam incentivado a formação dos Novos Guerreiros. O elaborado plano Tai terminou em uma batalha de três vias no templo entre os Novos Guerreiros, o Círculo e Tai, quem foram mortos pelo Radical para salvar seus companheiros.

A esta altura, Vance tinha sido preso por matar acidentalmente seu abusivo pai. O estagiário Vingador Rage (Elvin Holiday), acionado para ajudar os Novos Guerreiros roubou um Quinjet da equipe para chegar ao templo de Tai, deixando Vance na mão. O grupo também encontrou novos aliados, o veterano super-herói Homem-Aranha; o estudante universitário Mickey Musashi, e o infeliz Mike Jeffries, que se revezavam vestindo uma armadura como o novato aventureiro Turbo, o mercenário voador Cardeal, a mercenária Sprocket (ex-amante do Cardeal), contratado como piloto da equipe, o cartunista Pastelão, os vigiliantes Manto e Adaga e o inteligentemente desagradavel adolecente Carlton Lafroyge, que prestou apoio à investigação e tecnologia como Hindsight Lad (mais tarde simplesmente Hindsight(Herói Latino)). Namorita assumiu a liderança da equipe algumas vezes na ausência do Radical, mas depois da gangue de rua Poison Memoreis roubar as informações pessoais do Guerreiros de Namorita e atacar as famílias da equipe, ela se sentiu culpada e deixou a equipe apenas para voltar logo depois por causa da mutante Kymaera. Enquanto isso, libertado da prisão cedo por bom comportamento, Vance voltou aos Guerreiros sobre o novo codinome, Justiça.

Quando o novo Esfinge, velho oponente dos heróis através das linhas temporais reaparece, Hindsight Lad forma um time com Bandit, meio-irmão distante de Dwayne, com Adaga, Falcão de Aço, Alex Power e Turbo (Mickey Musashi). Estes guerreiros suplentes conseguiram resgatar seus companheiros perdidos no tempo, e combinaram forças para derrotar o Esfinge, que se fundiu com o seu homólogo feminino e encontraram a iluminação após os Guerreiros ajudarem a ver a loucura de sua vilania. Silhouette rompeu com Dwayne e deixou a equipe ao lado de seu novo amante, Bandit. Mas todos os novos recrutas restantes ficaram como Guerreiros reservas. Adaga e Falcão de Aço logo voltaram a ser ativos.

Quando Namorita foi escravizada pelo grupo paramilitar Undertow, durante uma das frequentes ausências de Dwayne, a equipe expulsou Radical, que saiu acompanhado de Range. Durante algum tempo, os dois agiram como mentores da Psionex. Justiça tomou posse como líder do Guerreiros, e ao grupo juntou-se o Aranha Escarlate (secretamente o clone do Homem-Aranha, Ben Reilly), a hiper-adaptativa Hélix, e o manipulador do tempo Timeslip, que ajudou a resgatar Speedball da dimensão de energia cinética, onde tinha sido preso enquanto uma versão dele de futuro alternativo o personificava há meses. Após Namorita libertar-se dos Undertow, Radical e Rage voltaram aos Guerreiros na hora de ajudar a destruir o suposto assassino do mundo, Volx, a rainha alien do Dire Wraiths, que havia matado Turbo (Mike Jeffries).

O grupo começou a se afastar dos seus membros focado em interesses individuais. A equipe cada vez menor lutou contra inimigos como Effex, o Elements of Doom, e I.M.A. ao lado de aliados como a jovem Kree super-mutante Ultramoça, os Thunderbolts, e os Vingadores (que recrutaram Flama e Justiça), até Radical se mudar para Seattle, em uma missão pessoal e formalmente dissolver os Guerreiros. Recusando-se a abandonar a equipe, Speedball reorganizou o grupo ao lado de Nova, Namorita, Turbo e os novos recrutas Aegis e Bolt, financiados pelo primo de Namorita, Namor. Quando um conflito com o comerciante de armas Joe Silvermane levou à destruição do "Bater Pad", o novo namorado da Turbo, Dalton Beck, ajudou a equipe a estabelecer-se em um quartel na cidade. No entanto, Beck logo foi exposto como Firestrike, um super-agente de Silvermane. Embora um arrependido Dalton ajudou a paralisar a operação de Silvermane antes de entrar no programa de proteção a testemunhas. Apesar do regresso do Radical, o grupo entrou num estado semi-ativo novamente. Turbo decidiu aposentar-se do heroísmo, Bolt aparentemente morreu, e apenas alguns guerreiros como Radical, Nova, Speedball e Namorita participavam com frequência do grupo. Mas a equipe estava pronta para agir quando necessário, se as ameaças fossem pequenas, como o super-delinqüentes ou ameaças graves, como as hordas da Hidra.

Eventualmente, Nova deixou a equipe e se aventurou no espaço profundo por problemas pessoais. Durante este tempo, os Novos Guerreiros adotaram uma nova forma de combater o crime: via televisão da realidade. A equipe participou de um programa de televisão centrada em torno de suas aventuras como super-heróis chamado "Os Novos Guerreiros - Uma viagem ao redor do país", com uma equipe de filmagem em que procuravam por crimes para lutar.

Guerra Civil[editar | editar código-fonte]

Em Stamford (Connecticut), os Novos Guerreiros descobrem o esconderijo de quatro fugitivos da rebelião ocorrido na Balsa (Impiedosa, Homem de Cobalto, Speedfreek e Nitro), eles tentam ganhar audiência para seu reality show enfrentando os vilões. O que não esperavam era a enorme explosão causada por Nitro ao ser atacado por Namorita. Centenas de pessoas morrem, incluindo Namorita, Radical, Micróbio, o produtor e o câmera do programa e dezenas de crianças que estavam na escola ao lado. Apenas Speedball, dos Novos Guerreiros (que foi responsabilizado pela destruição e mortes) e o criminoso Nitro, sobreviveram.

O julgamento do Speedball foi sensacionalista durante as semanas após a tragédia. Eventualmente, Speedball aceitou a responsabilidade pela tragédia e registrou-se na Lei de Registro de Super-Humanos, ganhando o perdão como um resultado e se alistando no programa Thunderbolts como penitência.

Após a Lei de Registro, um novo grupo de jovens vigilantes que se opós ao registo vieram à tona, chamando a si mesmos de Novos Guerreiros. A equipe foi formada pelo Bandit (Donyell Taylor), irmão do Radical original. Ele recrutou uma equipe de mutantes que haviam perdido seus poderes, secretamente, tentando encontrar seu irmão. Dentre os poderosos ex-mutantes Jubileu, Câmara, Bico, Angel (Angel Salvadore) e Ventania estão entre aqueles que se juntaram a suas fileiras. Treinados em combate pela líder Jubileu, a equipe utiliza tecnologias e gadgets para dar-lhes habilidades sobre-humanas. Seu objetivo é ajudar o governo a levar os criminosos à justiça, sem estar registrada como super-heróis. Vez por outra, porém, foi prejudicado pela falta de honestidade de Donyell para com eles, que causou várias brechas em sua equipe. Tony Stark recentemente formou seu próprio grupo de soldados para caçar os renegados Novos Guerreiros. Isso fez com que o grupo sobrevive ao escaparam através de viagem no tempo a um futuro distópico, na esperança de trazer de volta alguns dos seus camaradas caídos.

Recentemente, a Justiça montou sua própria equipe de Novos Guerreiros, o Counter Force e depois da dissolução da nova equipe do Radical, ele ingressou na Força Counter, que voltaram à usar o nome de Novos Guerreiros. Eles passaram a ter como membros Justiça (Vance Astrovik), Radical (Donyell Taylor), Rage (Elvin Holiday), Aranha-Escarlate (Patrick) e Pastelão. Tigresa, Ultramoça e Manopla juntaram-se à equipe, e Tigresa sugeriu mudar o nome da equipe para Resistência Vingadores, como uma tentativa de retomar o nome que está sendo corrompido pelo Vingadores de Norman Osborn. Posteriormente Komodo (Melati) também juntou-se a eles.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]