Nutri Ventures

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nutri Ventures - Em Busca dos 7 Reinos
Nutri Ventures - Em Busca dos 7 Reinos (PT/BR)
Informação geral
Também conhecido(a) como Nutri Ventures
Formato Série de desenho animado
Género Ação
Aventura
Comédia
Fantasia
Duração 22 min. aprox.
45 minutos em canais da RTP
Estado Em exibição
País de origem  Portugal
Idioma original Português
Produção
Produtor(es) RTP
Empresa(s) de produção Nutri Ventures Corporation
Rádio e Televisão de Portugal
Exibição
Emissora de televisão original Portugal RTP2
Brasil TV Rá-Tim-Bum
Brasil SBT
Estados Unidos Disney Channel
Espanha Disney Channel
Transmissão original Portugal 19 de setembro de 2009 - presente
Brasil 8 de julho de 2010 (SBT)[1]
Brasil 13 de dezembro de 2014 (TV Rá-Tim-Bum)[2] – presente
N.º de temporadas 5
N.º de episódios 52

Nutri Ventures - Em Busca dos 7 Reinos, encurtado como Nutri Ventures é uma série de desenho animado portuguesa desenvolvida pela Nutri Ventures Corporation desde 19 de Setembro de 2009. O desenho foi criado pelos produtores Rodrigo Carvalho e Rui Miranda tendo foco infantil e educativo abordando como tema alimentação saudável.[3] Ela destaca-se por ser a primeira série portuguesa de lançamento global a ser exibida pelos Estados Unidos.[4]

Em Portugal estreou em setembro de 2009 na RTP2 no bloco Zig Zag e mais tarde (outubro de 2011) no Canal Panda.

No Brasil ele teve a sua estreia no dia 8 de julho de 2010 pelo SBT,[5] e esta passando na TV Rá-Tim-Bum desde 2014.

Nos Estados Unidos assim como na Espanha é atualmente exibido no Disney Channel.[6]

Enredo[editar | editar código-fonte]

A história passa-se num universo mágico do qual os alimentos são capazes de darem poderes mágicos para as pessoas. Durante muito tempo os alimentos beneficiaram as pessoas principalmente na cidade de Nutriland onde costumava ficar a fábrica Nutri Genex do velho Murdock. Murdock tem uma visão de que um dia os alimentos iam desaparecer do mundo e somente uma criança iria trazê-los de volta. Nisso Neus, seu assistente junto de outros cientistas na fábrica formam uma aliança cada um protegendo um alimento em um reino como mestres. Nisso seu filho Alex ao saber da sua morte cria um plano para dominar o mundo destruindo todos os alimentos com seu exército e dominando a fábrica e a cidade fazendo-a se chamar Grandland.

1ª temporada[editar | editar código-fonte]

No começo da temporada após 30 anos o incidente o jovem Téo junto de sua amiga Lena invadem as fábricas de Genex 100 durante uma excursão escolar e encontram um pão que os concedem super poderes. Mais tarde o avô, o Mestre Púrpura ao descobrir isso recebe um comunicado de Neus para iniciar sua jornada pelos 7 reinos junto de Lena, Ben e Nina. No primeiro reino o Amarelo, Téo e seus amigos tentam salvar os camponeses do malicioso Tai Pa, mas só conseguem isso após vencerem uma corrida no Reino Branco e unir os dois reinos. Após isso Alex descobre seus feitos e passa a tentar impedi-los em sua jornada. Depois ao chegarem ao Reino Laranja eles conhecem Sid, um rapaz que buscava salvar as pessoas que ficaram aprisionadas no tenebroso Reino do Açúcar governado pelo CandyMen (Senhor dos Doces, na versão brasileira). Eles juntos da Mestre Laranja partem ao reino e entram numa competição de CandyBall ao mesmo tempo que Alex e seus servos também entram. No final CandyMen é derrotado, o Reino do Açúcar se desfaz. Alex ainda tenta um plano para dominar o mundo, mas perde pras crianças.

2ª temporada[editar | editar código-fonte]

Após retornarem a jornada Téo e seus amigos partem para o Reino Vermelho, porém Alex tem o poder de controlar um dragão e subordinar os líderes dos reinos da região inclusive o Mestre Vermelho.

Téo e seus amigos conhecem Geneve, a filha do Mestre Vermelho ao mesmo tempo que entram numa competição onde acabam conhecendo também o covarde Fritinho (filho do líder das frituras Fritz) e o Cavaleiro Negro.

Logo Téo e seus amigos são traídos pelo Mestre Vermelho sob posse de Alex, mas conseguem escapar com a ajuda de Geneve que revela ser o Cavaleiro Negro.

Eles irão atravessar os reinos : Gorduras e Frituras e conseguem uma batalha contra o dragão. O medalhão de Téo funde-se á pedra do dragão e Téo descobre a capacidade de encontrar pedras especiais em cada reino para inserir no medalhão.

O dragão sai da posse de Alex enquanto que o Mestre Vermelho e outros líderes, menos Fritz se voltam contra ele. Téo, Geneve e Nose são carregados pelo dragão até ao deserto do sal.

Após atravessarem o deserto os três unem-se com os dragões e derrotam Alex e seu exército, porém Nose retorna a trabalhar pra Alex apesar de tudo.

3ª temporada[editar | editar código-fonte]

Tempos depois das aventuras no Reino Vermelho, Téo tenta descobrir resposta sobre seu medalhão e encontra um diário no sótão de sua casa que pertencia a Murdock. Mais tarde ele e seus amigos invadem a fábrica do Alex Grand para pegar uma amostra de um novo alimento, porém Nose acaba por agarrar o diário que fica de posse do Alex.

Após isso Téo e seus amigos partem para o Reino Castanho (Reino Marrom, na dublagem brasileira) e conhecem uma tribo indígena e sua líder Canoa Quebrada em seguida descobrem que o reino está dividido em dois lados, um pertencente aos índios e outro aos cowboys liderados pela Mestre Castanha (Mestre Marrom, na dublagem brasileira).

Lena descobre ser a guerreira escolhida pelo Espírito da Luz e passa a treinar com os índios, enquanto os outros partem para a cidade dos cowboys e conhecem a Mestre Castanha.

Em meio a vários problemas é descoberto que os assistentes de Canoa Quebrada e Mestre Castanha são parceiros de crime e os responsáveis pela guerra, ao mesmo tempo que escondem um tesouro secreto.

Enquanto isso Alex e seus cientistas descobrem um plano para destruir os reinos, através do diário. Com a ajuda do Oráculo, Alex consegue criar uma máquina laser e destrói o Reino Castanho, porém Téo o ressuscita com uma nova pedra adquirida pelo seu medalhão.

No final a rota do Reino Castanho é ligada até o Reino Vermelho.

4ª temporada[editar | editar código-fonte]

Os heróis partem em busca do lendário Reino Azul, (Reino Azul, na dublagem brasileira) desaparecido numa tempestade provocada pelo poderoso Netuno! Alex é possuido por um malvado pirata e forma o terror dos mares com nose,frits,fritinho e bicas um papagaio azul pirata. Os Hérois acham o guga azul e descobrem a localização do reino azul e partem em busca dos três fragmentos que ouviram falar. Será que os heróis conseguirão recuperar as pedras perdidas e será que chegaram a tempo de salvar o reino azul? (Mestre Azul, na dublagem brasileira).

5ª temporada[editar | editar código-fonte]

Depois de muitas peripécias, os heróis chegam ao Reino Verde (Reino Verde, na dublagem brasileira) onde todos querem a Pedra Verde que está protegida no topo de uma pirâmide onde só o vencedor dos Veggie-Games poderá chegar.

Enquanto participam em verdadeiras olímpiadas dos vegetais, os heróis desvendam os segredos do Reino Verde e descobrem que as forças do mal querem a pedra para causar a destruição total do Reino. (Mestre Verde, na dublagem brasileira).

Para impedir o chegado apocalipse, os heróis terão de formar a “Tríade da Luz” e Téo terá de fazer uma difícil escolha o que poderá afasta-lo dos amigos para sempre! Mas de acordo com Neus ele irá voltar.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Téo, o principal protagonista e líder dos Nutri Ventures. É um garoto da faixa dos 12 anos que junto de seus amigos parte em busca de resgatar os alimentos atravessando os sete reinos. Ele é neto do Mestre Púrpura e foi profetizado por Murdock como o jovem herói que trazia os alimentos de volta o mundo.
  • Lena, uma amiga de escola de Téo e a segunda no comando. Está sempre junta de Téo o auxiliando nas aventuras e fornecendo os alimentos para seus amigos poderem entra em batalha. Ela carrega os alimentos através do Nutripad, um aparelho capaz de escanear os alimentos instantaneamente.
  • Ben, outro amigo de escola de Téo e Lena. É um garoto gordo e alegre que possui um grande hábito de comer. Assim como Lena ele auxilia Téo em sua jornada também resgatando os alimentos. Ele aparenta não ser muito esperto estando sempre pensando mais em provar os alimentos do que outra coisa.
  • Nina, é a irmãzinha do Téo. Ela é uma garota de 4 anos (embora seja muito desenvolvida pra idade) que adora seguir seu irmão e amigos nas aventuras sendo a mais jovem e ingênua da turma. No entanto muitas vezes demonstra ser muito esperta para sua idade. Ela é grande amiga dos Gugas estando sempre carregando o Guga Púrpura.
  • Alex Grand, é o vilão principal da série. Um empresário malicioso dono das empresas Genex e o responsável por banir todos os alimentos do mundo após a morte de seu pai há 30 anos dominando a cidade e fazendo todos se esquecerem dos alimentos e da nutrição com seu produto. Está sempre acompanhado de seu ajudante Nose que o auxilia nos planos.
  • Nose, é o assistente de Alex Grand. Ele é o responsável por monitorar os G. Squads e todos os planos de seu chefe sendo fiel e trabalhando pra ele antes mesmo de dominar o mundo. É muito covarde e desastrado além de não suportar alimentos.
  • G. Squads, são o exército de ogros lacaios do Alex Grand. Eles foram criados por ele para conquistar a fábrica de seu pai além de destruir os alimentos. Todos possuem corpos e faces extremamente iguais com algumas poucas diferenças físicas. Frequentemente são usados por Alex em seus planos contra Téo e seus amigos embora sejam facilmente derrubados por eles.
  • Neus - É o líder de todos os Nutri Mestres e antigo assistente de Murdock. Foi o responsável por ajudar a salvar os alimentos inteiramente de serem destruídos por Alex e seu exército ao formar uma aliança formando os reinos e os mestres para protegerem os alimentos a 30 anos. Ele frequentemente se comunica através de hologramas pelos Gugas auxiliando Téo e seus amigos em sua jornada.
  • Nutri Mestres - Foram os escolhidos por Neus para protegerem os alimentos de Alex Grand durante a rebelião. Eles costumavam ser cientistas da fábrica Nutri Genex e se tornaram mestres cada um com uma cor referente e alimentos formando seus reinos. São no total 7 mestres sendo que o Mestre Púrpura é o avô de Téo e o único a não manter um reino ou alimento.
  • Gugas, são pequenas criaturas multicoloridas criadas por Neus para auxiliarem os Nutri Mestres a construírem seus reino. Eles são redondos, com pequenas patas, olhos grandes e orelhas felinas. Cada um possui uma personalidade diferente além de uma habilidade especial ao ingerirem alimentos. O principal Guga que aparece na série é o Púrpura que acompanha Téo e seus amigos ao lado de Nina.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Em Portugal a série foi dobrada pelo estúdio On Air, com uma co-produção da RTP2 (também utilizada pelo Canal Panda). No Brasil a dublagem foi feita no estúdio Delart.

Personagens  Portugal[7]  Brasil
Teo Peter Michael Yan Gesteira
Lena Leonor Álcacer Anna Rita Cerqueira
Ben Carlos Macedo Wirley Contaifer
Nina Luísa Cruz Bia Ávila
Alex Carlos Paulo Luiz Carlos Persy
Nose Rui Oliveira Sérgio Stern
G. Squads Carlos Viera de Almeida Jorge Vasconcelos
Mestre Púrpura Mauro Ramos
Meste Amarelo Paulo B Miriam Ficher
Mestre Branca Claúdia Cadima Reinaldo Pimenta
Mestre Laranja Paula Fonseca
Mestre Vermelho Paulo B.
Mestre Castanha Ermelinda Duarte
Mestre Azul Rui Oliveira
Mestre Verde
Neus José Neves Pietro Mário
Professora Cucha Carvalho Angélica Borges

Universo de Nutri Ventures[editar | editar código-fonte]

O desenho animado caracteriza-se por se passar num universo mágico do qual os alimentos são capazes de darem poderes, os Nutri-Poderes. Cada poder é variado por cada tipo de alimento podendo dar super-força, agilidade, super-velocidade entre outros poderes. Os reinos em que os alimentos se encontram são geralmente baseados em lugares mitológicos da ficção: o Reino Amarelo é baseado numa aldeia feudal chinesa, o Reino Branco numa cidade tecnológica, o Reino Laranja num vilarejo medieval, o Reino Vermelho num castelo medieval, o Reino Castanho/Marrom no velho oeste, o Reino Azul numa cidade subaquática e o Reino Verde numa cidade Azteca. Cada reino se caracteriza-se por uma cor, um mestre e um Guga.

Jogo online[editar | editar código-fonte]

Ao lançamento do desenho também foi lançado o site oficial da série que na verdade é um jogo online baseado no desenho. No jogo o jogador faz um cadastro para criar um Guga e uma cidade própria e viver aventuras nos mesmos lugares do desenho usando os personagens. A cada fase ele ganha moedas para comprar alimentos nas feiras e planta-los. Além disso é possível jogar o jogo NV Runners na fábrica do Alex Grand.

Em 4 de Março de 2010 o jogo NV Runners foi lançado para iPhone, pela Biodroid estando disponível gratuitamente para download online.

Episódios[editar | editar código-fonte]

1ª Temporada (2009)[editar | editar código-fonte]

  1. A Origem Parte 1 - O Sonho de Murdock
  2. A Origem Parte 2 - Os Novos Reinos
  3. O Pequeno Grande Herói
  4. Em Busca da Energia
  5. Reino Branco Super-sónico
  6. O Resgate do Reino Amarelo
  7. O Doce Sabor do Perigo
  8. A Magia das Frutas
  9. Big Ben
  10. O Caminho se Faz Patinando
  11. Duro de Vencer
  12. O Amargo Sabor da Vitória
  13. A Galáxia do Alex Grand

2ª Temporada (2009)[editar | editar código-fonte]

  1. A Ferro e Fogo
  2. O Mestre da Traição
  3. Perigo, Reino Escorregadio
  4. Estamos Fritos!
  5. Toca a Queimar Gordura
  6. Nas Asas do Dragão
  7. Sal, Sol e Suor
  8. Reinos em Extinção
  9. Reino Vermelho Bem Passado

3ª Temporada (2010)[editar | editar código-fonte]

  1. Feijão Turbo
  2. A Maldição do Espírito da Luz
  3. Com a Corda ao Pescoço
  4. Turbo Turbo Bang Bang
  5. Cobras e Feijões
  6. O Fim do Reino Castanho/Marrom
  7. Um Grão de Esperança
  8. Leguminosas a Todo o Vapor
  9. Em Rota de Colisão

4ª Temporada (2010)[editar | editar código-fonte]

  1. A Lenda da Pedra de Netuno
  2. O Terror dos Mares Regressa
  3. Guga Uga!
  4. Preparar para Mergulhar
  5. Nas Mandíbulas do Tubarão
  6. Pacto Profundo
  7. Um Mar de Tentáculos
  8. Sinfonia Quebra-Gelo
  9. O Último Suspiro do Reino Azul
  10. A Barreira do Medo
  11. O Reino Azul por um Tridente

5ª Temporada (2011)[editar | editar código-fonte]

  1. A Estrela Oculta
  2. A Maldição dos Vegetais Perdidos
  3. O Misterioso Reino das Crianças
  4. Uma Pedra bem Guardada
  5. Quatro Sinais do Apocalipse
  6. O Trio da Luz e das Trevas
  7. A Maratona das Estrelas
  8. A Sombra do Eclipse
  9. À Beira da Loucura
  10. O Caminho da Estrela Solitária

Referências

  1. Lucas Souza (05 de julho de 2010). «Bom Dia e Cia. estreia novas animações na próxima segunda». ANMTV. Consultado em 08 de maio de 2015. 
  2. «TV Rá Tim Bum! completa 10 anos com estreias». Notícias da TV Brasileira. 8 de dezembro de 2014. Consultado em 08 de maio de 2015. 
  3. Oliveira, Tiago (14 de maio de 2011). «Conheça a primeira série de animação portuguesa global». Expresso. 
  4. «Nutri Ventures debuts in the USA» (em inglês). Portugal Ventures. 13 de maio de 2013. 
  5. «Nova série do Ben 10: Supremacia Alienígena e outras novidades chegam ao SBT». Animation Info. 5 de julho de 2010. 
  6. Pimenta, Rita (17 de maio de 2012). «Série de animação portuguesa já chega a 20 países». Público. 
  7. «O mundo das dobragens nos desenhos animados». Visão. 17 de novembro de 2012. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]