Nycticebus javanicus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaNycticebus javanicus
Nycticebus javanicus by OpenCage.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 EN pt.svg
Em perigo (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Lorisidae
Género: Nycticebus
Espécie: N. javanicus
Nome binomial
Nycticebus javanicus
É. Geoffroy, 1812
Distribuição geográfica
Javan Slow Loris area.png
Sinónimos
  • Nycticebus ornatus Thomas, 1921

Nycticebus javanicus é uma espécie de primata da família Lorisidae nativo do centro-oeste da ilha de Java, na Indonésia. Embora originalmente descrito como uma espécie separada, foi considerado uma subespécies de Nycticebus coucang por muitos anos,[2] até que estudos genéticos e morfológicos na década de 2000 os consideraram como espécie separada. É mais relacionado a Nycticebus bengalensis. A espécie possui duas formas, baseadas no comprimento da pelagem, e em menor grau, na coloração.

Sua face é proeminente com um padrão em formato de diamante, que é formado por uma listra que segue até à cabeça e bifurca nos olhos e orelhas. Essa espécie pesa entre 565 e 687 g e o comprimento do corpo,sem a cauda, é de 29,3 cm. Como todos os lorisídeos, é arborícola, e move-se lentamente através de galhos e lianas, em vez de pular de galho em galho. Seu habitat inclui floresta primária e floresta secundária, mas também pode ser encontrado em florestas de bambu, manguezais e plantações de cacau. Sua dieta consiste tipicamente de frutos, goma, lagartos e ovos. Dorme em ramos expostos das árvores, às vezes em grupos, mas geralmente é avistado sozinho, ou em pares.

A população dessa espécie de lóris está em rápido declínio, devido à caça para venda no comércio de animais de estimação. É também usado na pesquisa associada à medicina tradicional. Populações remanescentes possuem baixas densidades, e a destruição do habitat é sua maior ameaça. De acordo com a IUCN, é considerado como "em perigo", e também está incluído, desde 2008, nos 25 primatas mais ameaçados do mundo. É protegido pela lei na Indonésia desde junho de 2007, e consta no Apêndice I da CITES. Apesar dessa proteção, assim como sua presença em diversas áreas protegidas, a caça continua.

Referências

  1. Nekaris, A. & Shekelle, M. (2008). Nycticebus javanicus (em Inglês). IUCN 2012. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2012 Versão 2. Página visitada em 01 de abril de 2013.
  2. Groves, C.P.. Order Primates. In: Wilson, D.E.; Reeder, D.M. (eds.). Mammal Species of the World. 3 ed. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2005. ISBN 978-0-8018-8221-0 OCLC 62265494
Ícone de esboço Este artigo sobre Primatas, integrado ao WikiProjeto Primatas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.