Saltar para o conteúdo

OFI Crete FC

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
OFI Creta
Nome Omilos Filathlon Irakleiou
Alcunhas Fidia
Omilos
Fundação 1925 (99 anos)
Estádio Pankritio
Capacidade 26.400 lugares
Localização Heraclião, Grécia
Presidente Manthos Poulinakis
Treinador(a) Valdas Dambrauskas
Patrocinador(a) Stoiximan.gr
Material (d)esportivo Puma
Competição Alpha Ethniki
Website https://www.oficretefc.com
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O OFI Crete FC (também conhecido como OFI Heraclião ou simplesmente OFI - em grego: ΟΦΗ - Όμιλος Φιλάθλων Ηρακλείου / Ómilos Filathlós Iráklion - em tradução literal, Fã-clube de Heraclião) é um clube de futebol da Grécia, situado na cidade de Heraclião, na ilha de Creta. O clube joga suas partidas no Estádio Pankritio, com capacidade para 26.400 pessoas. Suas cores são o preto e o branco. A equipe disputa atualmente, a primeira divisão do Campeonato Grego.

Até a temporada 2008-09, foi um dos 5 clubes que disputaram todos os Campeonatos Gregos, desde sua profissionalização na temporada de 1979-80, mas o rebaixamento na citada temporada quebrou uma sequência de 33 anos seguidos na elite.

O clube foi fundado em 1925 por um grupo de atletas da cidade de Heraclião, maior cidade da ilha de Creta, com o mesmo nome que é agora.

A chegada à primeira divisão

[editar | editar código-fonte]

O clube ficou muito tempo sem relevância nacional, só chegando à primeira divisão na temporada 1968-69, ficando em 15º, mas foi rebaixado na temporada de 1970-71, ficando na 17ª colocação.

Retorno à elite

[editar | editar código-fonte]

Retornou à elite na temporada de 1976-77, onde permaneceu até a temporada 2008-09, feito alcançado só por 5 clubes do país.

No final da década de 80, o clube cretense teve seu melhor período: foi vice-campeão do Campeonato Grego na temporada de 1985-86; na temporada seguinte ficou na terceira colocação do mesmo e conquistou a Copa da Grécia, seu único título de relevância; essa conquista levou-lhe à disputa da Recopa Européia em 1987-88, onde foi eliminado na 2ª rodada pela Atalanta, venceu em casa por 1 a 0 e perdeu fora por 2 a 0; em 1989-90 foi novamente finalista da Copa, mas perdeu para o Olympiakos por 4 a 2.

Participou 4 vezes da Copa da UEFA, tendo seu melhor desempenho na temporada de 1993-94 onde eliminou o Slavia Praga, empatando fora em 1 a 1 e vencendo em casa por 1 a 0; passou também pelo Atlético de Madrid, perdeu fora por 1 a 0, mas venceu em casa por 2 a 0; entretanto, foi eliminado pelo Boavista ao ser goleado em 4 a 1 em casa e perder de 2 a 0 fora.

Ligações Externas

[editar | editar código-fonte]