OGLE-2005-BLG-390Lb

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo.
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Editor: considere colocar o mês e o ano da marcação. Isso pode ser feito automaticamente, substituindo esta predefinição por {{subst:rec}}
Concepção artística do planeta OGLE-2005-BLG-390Lb.

OGLE-2005-BLG-390Lb é um planeta extra-solar que orbita a estrela OGLE-2005-BLG-390L, uma anã vermelha(provavelmente) situada a uma distância de 21,500 ± 3,300 anos-luz[1] da Terra. A estrela e o planeta estão dentro da região da constelação de Scorpius, perto do centro da Via Láctea. Até a descoberta de Gliese 581 c, era o planeta extra-solar mais parecido com a Terra. O planeta foi descoberto utilizando técnicas que se utilizam das chamadas lentes gravitacionais. A descoberta foi anunciada no dia 25 de Janeiro de 2006.

Características[editar | editar código-fonte]

O planeta possui uma massa ao redor de 5,5 vezes a massa da Terra, com uma margem de erro de 5,5 para mais e 2,7 para menos[2]. De acordo com cálculos baseados na massa do planeta, ele deve possuir um núcleo rochoso, como o da Terra, e provavelmente uma fina atmosfera. Devido a grande distância do planeta para a estrela, estima-se que a temperatura na superfície desse planeta seja muito fria - algo em torno de 53 kelvins (-220 °C). Devido essa baixa temperatura, espera-se que sua superfície seja composta por uma camada sólida de algumas substâncias que, na Terra, se apresentam líquidas ou gasosas, como água, amônia, metano e nitrogênio.


A distância do planeta até a estrela na qual orbita foi calculada em 2,6 unidades astronômicas, com uma margem de erro de 1,5 para mais e 0,6 para menos. Até sua descoberta, não se conhecia nenhum planeta pequeno com uma distância maior do que 0,15 unidades astronômicas.

Até então, o menor planeta extra-solar conhecido era Gliese 876 d, que tinha uma massa de cerca de 7,5 vezes a da Terra (outros planetas de massa menor já foram detectados, porém em orbita de pulsares).


Portal A Wikipédia possui o portal:



Ligações externas[editar | editar código-fonte]