OPML

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
OPML
Extensão do arquivo .opml
MIME application/xml, text/xml, text/x-opml
Type code Texto
Tipo de formato Outline
Variante de XML

OPML é um formato XML de listagem nativo de aplicações outliner, porém, é utilizado para listar feeds RSS que podem ser abertos e lidos por agregadores de feed. Foi inicialmente desenvolvido pela Radio UserLand. A especificação de OPML define como uma lista hierárquica composta de elementos arbitrários.

Sua tecnologia permite que o usuário faça um backup dos endereços de feeds RSS que costuma ler podendo transportá-lo entre um agregador e outro que seja compativel com este formato de arquivo e compartilhar sua leitura com outros enviando sua lista a eles.

O ícone original desenvolvido pelo projeto OPML Icon de padronização entrou em consenso devido a sua semelhança ao logotipo da loja virtual do grupo Amazon, Target.

Composição XML[editar | editar código-fonte]

Os elementos padrão que contém o arquivo XML OPML são:

  • <opml version="1.0">

É o elemento raiz. Contém o atributo e sua versão e os elementos <head> e <body>.

  • <head>

Contém os metadados. Poder conter diversos elementos como title, dateCreated, dateModified, ownerName, ownerEmail, expansionState, vertScrollState, windowTop, windowLeft, windowBottom, windowRight. Cada elemento é apenas um elemento simples de texto. dateCreated e dateModified devem conter formatos de data específicados em RFC 822.

  • <body>

Nele estão os elementos da lista.

  • <outline>

Representa uma linha na lista. Pode conter o número de todos os itens e sub-itens da lista. Atributos comuns contém text (texto) and type (tipo).

Validando o OPML[editar | editar código-fonte]

Dave Winer criou um conjunto de dicas para validar um documento OPML e junto desdas um validador de OPML em estágio beta.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]