Kim (cantor)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de O Amor Eterno)
Kim
Informação geral
Nome completo Joaquim Cezar Motta
Também conhecido(a) como Kim
Nascimento 3 de novembro de 1967 (56 anos)
Local de nascimento
Brasil
Gênero(s) Pop rock, MPB, Rock cristão, Rock, Rock acústico, Pop, Romântico
Instrumento(s) vocal, guitarra, violão
Extensão vocal Barítono leggero
Período em atividade 1988 - atualmente
Gravadora(s) Sony Music (2011 - 2013), Line Records (2003 - 2005), Warner Music (2000 - 2002), MK Music (1996 - 2000) e Pioneira Evangélica (1990 - 1994)
Afiliação(ões) Banda Catedral

Joaquim Cezar Motta (Rio de Janeiro, 3 de novembro de 1967), mais conhecido como Kim, é o vocalista da banda Catedral. Além de cantor, é também produtor musical, arranjador, letrista, psicólogo e poeta brasileiro, com um livro lançado em 2006 intitulado Sobre Muitas Coisas.

Histórico[editar | editar código-fonte]

No terceiro ano como vocalista do Grupo Catedral as composições românticas de Kim eram muitas, o que acabou influenciando o lançamento de um disco solo com suas baladas, já que o Catedral é uma banda com um estilo mais incisivo voltado ao pop rock, a banda resolveu de comum acordo que o melhor seria Kim lançar-se no mercado romântico através da carreira solo, a qual começou oficialmente em 1990 com o lançamento de Além do Espelho.[1] Já em 1996, Kim conseguiu seu primeiro disco de ouro com o álbum Coração Aberto[carece de fontes?]. Em meados de 1999/2000, a banda Catedral voltou-se para o mercado secular, assim, a carreira solo de Kim ficou em segundo plano, uma vez que a agenda de obrigações com a banda ocupava quase todo o seu tempo.[2]

Depois de quase quatro anos dentro do mercado popular dando total prioridade a Banda Catedral e gravando três CDs pela Warner e um pela Record Music/Line Records sob o selo fonográfico New Music, de propriedade da última, Kim retomaria de vez a sua carreira solo no selo Record Music/Line Records lançando em 2004 o CD Simplesmente Kim[3], produzido por Carlos Trilha, um The Best Of com os seus maiores sucessos como "Por Amor", "O Dom de Amar", "O meu amor por você", "Da janela central", e que inclui também duas regravações internacionais - "Always on My Mind" em inglês e "Seamisai" em italiano e mais 2 músicas inéditas.[4][5] Esse projeto deu a Kim mais um CD de ouro por mais de 50 mil cópias vendidas,[6] tendo recebido o mesmo no programa Rio 50 Graus da apresentadora carioca Verônica Costa na TV Record Rio de Janeiro.

Em 2005, Kim lança O Meu Destino é você, um álbum com estilo próximo a MPB e com letras românticas. O álbum foi muito bem aceito pelo público e com uma ótima vendagem.

O CD Realidade, lançado em 2007, foi também bem aceito pelo público[carece de fontes?] e teve um período recorde de gravação: doze dias[carece de fontes?].

Em 2008, o cantor lança o álbum Simplesmente Romântico pela Warner Music. O repertório do disco conta com uma versão da música "Te Amo" (gravada em 1992).

Em 2009, Kim grava seu primeiro DVD solo e último trabalho pela gravadora New Music intitulado Com Toda Força do Amor pela gravadora, produzido juntamente com seu irmão Julio Cezar. O Álbum tem as participações de Guilherme Morgado, baterista da Banda Catedral, Karen e Kim Motta, filhos de Kim, do grupo Kades Singers, de Laís Yasmin -(na época, Yasmin Gontijo) e de Cidia e Dan na música Mais do Que Imaginei, sucesso do Catedral no mercado secular. O Álbum contém regravações de sua carreira solo e da banda Catedral.[carece de fontes?]

Em 2013, Kim e Catedral assinam contrato com a gravadora Sony Music Brasil.[carece de fontes?] Seu último álbum, intitulado Intimidade Sonora, foi lançado em Agosto do mesmo ano.[7]

Kim tem em sua carreira além de "2 CDs de Ouro"[carece de fontes?] (Simplesmente Kim e Coração Aberto), mais de 600.000 CDs vendidos em 13 trabalhos gravados.

Discografia[editar | editar código-fonte]

No Catedral
Ver artigo principal: Catedral (banda)
Como Cantor Solo

Coletâneas

Referências

  1. Ronald Andradre. «Biografia Kim». Catedral Clube. Consultado em 23 de julho de 2013 
  2. Por Marcos Paulo Bin. «Catedral: Grupo nunca teve medo de ser polêmico». Universo Musical. Consultado em 23 de julho de 2013 
  3. Por Marcos Paulo Bin. «Lançamentos: Simplesmente Kim». Universo Musical. Consultado em 23 de julho de 2013 
  4. Por Marcos Paulo Bin. «Nem gospel nem roqueiro: romântico». Universo Musical. Consultado em 23 de julho de 2013 
  5. Por Marcos Paulo Bin. «Simplesmente Kim - Ficha Técnica». Universo Musical. Consultado em 23 de julho de 2013 
  6. «Certificações ABPD». ABPD. Consultado em 23 de julho de 2013 
  7. «Intimidade Sonora: O novo álbum do cantor Kim». Sony Music Gospel. Consultado em 8 de outubro de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]