O Aniversário de Asterix e Obelix - O Livro de Ouro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
L'Anniversaire d'Astérix et Obélix - Le Livre d'or
Álbum da série Astérix
Imagem ilustrativa padrão; esse artigo não possui imagem.
País de origem  França
Língua de origem Francês
Editora(s) Les Éditions Albert René
Primeira edição Outubro de 2009
Género(s) humor, aventura
Argumento Albert Uderzo
Desenho Albert Uderzo
Colorista(s) Thierry Mébarki
Personagens principais Astérix, Obelix
Título(s) em português O Aniversário de Asterix e Obelix - O Livro de Ouro

O Aniversário de Asterix e Obelix - O Livro de Ouro (francês L'Anniversaire d'Astérix et Obélix - Le Livre d'or) é um álbum da série de banda desenhada franco-belga Astérix. Foi lançado em 2009 para celebrar os 50 anos do personagem.

História[editar | editar código-fonte]

O livro começa com uma introdução passada no Ano 1, interrompida quando Obelix espanca o roteirista Uderzo por achar que deixá-los velhos é uma piada. Daí a aldeia celebra o aniversario de Asterix e Obelix, com direito a reaparição de diversos personagens da série. Dentre eles, o druida Amnésix, que faz um check-up em Asterix e Obelix; Epidemicus (Asterix Gladiador e A Odisséia de Asterix) que traz um guia de viagem, editado por Lucius Coquelus; Maestria), Coriza "Zazá", e Falbalá discutindo se a dupla irá se casar um dia; Anglobtusus, que planeja um parque de diversões inspirado nos gauleses; Septantesix, que traz poções mágicas; Toniacarrerus, que sugere uma peça de teatro sobre os gauleses; e o adivinho Prolix, que prevê um museu dedicado a Asterix e Obelix.


Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Entre as capas de músicas de Chatotorix, duas delas são paródias de capas muito famosas. A capa "Via Abbeus" é uma paródia da capa "Abbey Road", e a capa "De dar medo" é uma paródia de uma capa do álbum de Michael Jackson.
  • Alguns quadros e esculturas mostradas no livro são paródias de quadros e esculturas famosas, entre eles, o quadro de "Monalisa", "O Pensador" e "O Grito"
  • O guia de viagens mostra cenas de vários livros Asterix, por exemplo: "Asterix e o Escudo Averno", "Uma Volta Pela Gália com Asterix", "Asterix e os Jogos Olímpicos" e "Asterix entre os Helvéticos".

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]



Ícone de esboço Este artigo sobre banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.