Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de O Ataque dos Clones)
Ir para: navegação, pesquisa
Star Wars Episode II:
Attack of the Clones
Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones (PT/BR)
Pôster oficial de lançamento.
 Estados Unidos
2002 •  cor •  142 min 
Direção George Lucas
Produção Rick McCallum
Roteiro George Lucas
Jonathan Hales
Elenco Ewan McGregor
Natalie Portman
Hayden Christensen
Ian McDiarmid
Samuel L. Jackson
Christopher Lee
Anthony Daniels
Kenny Baker
Frank Oz
Gênero Ação
Aventura
Fantasia
Música John Williams
Cinematografia David Tattersall
Edição Ben Burtt
Companhia(s) produtora(s) Lucasfilm
Distribuição 20th Century Fox
Lançamento Estados Unidos 16 de maio de 2002
Portugal 17 de maio de 2002
Brasil 1 de julho de 2002
Idioma Inglês
Orçamento US$ 120 milhões
Receita US$ 649.398.328[1]
Cronologia
Último
Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma
(1999)
Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith
(2005)
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

Star Wars Episode II: Attack of the Clones (no Brasil e em Portugal, Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones) é uma space opera épica americana, pertencente a série de filmes Star Wars, lançado em 2002, sendo o quinto filme da saga Star Wars a ser rodado, embora o segundo em ordem cronológica. Foi a quarta maior bilheteria do ano, arrecadando 649.398.328 milhões de dólares, sendo a 90ª maior bilheteria do cinema. E sendo o primeiro filme da saga Star Wars a não ficar em 1ª lugar nas bilheterias mundiais.

A critica em relação a esse filme foi positiva, considerado melhor que seu antecessor, "A Ameaça Fantasma", as sequências de ação e os efeitos especiais foram muito elogiados pela crítica, foi indicado a 3 prêmios Oscars.

De acordo com o argumento de Star Wars, entre este filme e o seguinte da série teria lugar a Guerra dos Clones, ou Guerras Clônicas, um combate entre os clones, liderados pelos Cavaleiros Jedi (que lutavam pela República) e droids (que lutavam pela Confederação dos Sistemas Independentes).

História[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Dez anos se passam e a República está em uma crise terrível. Anakin Skywalker e Obi-Wan Kenobi tem uma nova missão: cuidar pessoalmente da ex-rainha de Naboo, e agora senadora, Padmé Amidala, que está sendo misteriosamente perseguida por um inimigo ainda desconhecido, que quer lhe tirar a vida. Enquanto isso, Obi-Wan parte numa investigação paralela para descobrir por que motivo estão querendo matar a senadora. Os Separatistas liderados por Conde Dooku (servente de Darth Sidious) atacam. Obi-Wan descobre um Exército secreto de clones encomendado pelo mestre Syfo Vias para a República. Logo após, Obi-wan parte para o sistema de Geonosis onde se localiza a fábrica dos droides e acaba sendo preso por Conde Dooku. Anakin e Padmé vão para Tatooine para salvar a mãe de Anakin, que acaba morrendo. Depois eles partem para Geonosis para salvar Obi-Wan. Os dois são presos e os dois Jedi e a senadora vão para uma arena, onde lutam com criaturas. No momento mais difícil, os Jedi aparecem e, logo após, Yoda com os clones.Quando a guerra começa, os clones lutam contra os droides. Enquanto isso, Anakin Skywalker e Obi-Wan Kenobi tentam deter Conde Dooku, o que provoca o começo de uma luta. Mas Anakin acaba perdendo seu braço, até vir a ajuda do mestre Yoda. O fim do filme mostra Padmé e Anakin se casando com apenas R2-D2 e C-3PO como testemunhas.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Ewan McGregor Obi-Wan Kenobi
Hayden Christensen Anakin Skywalker
Natalie Portman Padmé Amidala
Samuel L. Jackson Mace Windu
Christopher Lee Conde Dooku / Darth Tyranus
Ian McDiarmid Palpatine / Darth Sidious
Anthony Daniels C-3PO
Frank Oz Yoda (voz)
Kenny Baker R2-D2
Pernilla August Shmi Skywalker
Jack Thompson Cliegg Lars
Andrew Secombe Watto (voz)
Jimmy Smits Senador Bail Organa
Joel Edgerton Owen Lars
Temuera Morrison Jango Fett
Daniel Logan Boba Fett

Temas[editar | editar código-fonte]

Lucas observou que a ascensão de Palpatine ao poder é muito semelhante à de Adolf Hitler na Alemanha nazista , como chanceler da Alemanha , pois a este último foram concedidos "poderes de emergência", como à Palpatine. As comparações também foram feitas a Otaviano- que se tornou Augustus , o primeiro imperador de Roma - e a Napoleão Bonaparte , que subiu ao poder na França em 1796-1799. Otaviano foi o responsável pela morte de centenas de opositores políticos bem antes de a ele serem concedidos poderes de tribuno; Bonaparte foi nomeado Primeiro Cônsul para a vida (e, mais tarde imperador) pelo Consulado francês após uma tentativa fracassada em sua vida e o subsequente golpe de 18 de Brumário em 1799. Alguns traçaram paralelos com a guerra civil americana , comparando os separatistas do Estados Confederados da América, o nome oficial do grupo separatista é a "Confederação de Sistemas Independentes". O nome do Exército do governo, o "Grande Exército da República", é o mesmo em ambos os Star Wars e da Guerra Civil Americana, e em ambos Palpatine e o presidente Abraham Lincoln assumiram amplos poderes de guerra e suspenderam muitos direitos civis .

Jornalismo de guerra, filmes de combate, e cenas de combate da Segunda Guerra Mundial influenciaram o estilo câmera de documentário na Batalha de Geonosis, até o ponto que os shakes de mão foram digitalmente adicionado à sequências geradas por computador.

A trilogia prequela, muitas vezes refere-se à trilogia original, afim de ajudar a conectar os filmes juntos. Lucas muitas vezes se referiu aos filmes como um poema longo que rima. Tais exemplos incluem a agora famosa linha "Eu tenho um mau pressentimento sobre isso", uma frase usada em cada filme, e batalhas, duelos de sabre de luz, ou seja, que quase sempre ocorrem sobre um poço. Tal como acontece com O Ataque dos Clones, O Império Contra-Ataca foi o filme do meio de uma trilogia e, portanto, dos filmes originais da trilogia, O Império Contra-Ataca é o objeto dos mais referências em O Ataque dos Clones. Em ambos os filmes, um campo de asteroide é o pano de fundo de uma grande batalha espacial no meio do filme.

Obi-Wan escapa Jango Fett, pousando sua nave espacial num asteroide, com o intuito de desaparecer dos sensores inimigos; Han Solo usa uma tática semelhante, anexando o Millennium Falcon para um Star Destroyer em greves Império Voltar. Como um retcon, John Knoll confirma no comentário do DVD do filme que Boba Fett, que mais tarde iria pegar Solo no ato em O Império Contra-Ataca e "aprendeu a lição" dos acontecimentos de O Ataque dos Clones. Em outra cena, Obi-Wan pergunta a Anakin: "Por que tenho a sensação de que você vai ser a minha morte?". Esta é uma alusão a Uma Nova Esperança, onde Anakin, como Darth Vader, mata Obi-Wan abordo da Estrela da Morte. Além disso, o Conde Dooku corta fora o braço de Anakin, semelhante a quando Darth Vader cortou a mão de Luke Skywalker em O Império Contra-Ataca .

Execução ao estilo Geonosiano é mostrada como a principal forma de punição em Geonosis. O condenado é levado à arena e acorrentado à um poste, esperando a execução. Temíveis feras se aproximam vindo das portas da arena, e atacam e devoram o prisioneiro (Similar à antigas execuções em coliseus romanos, onde feras eram soltas para exterminar as pessoas capturadas).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o


Ligações externas[editar | editar código-fonte]