O Bardo e o Banjo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Bardo e o Banjo
O Bardo e o Banjo
O Bardo e o Banjo em 2016
Informação geral
Origem São Paulo, Brasil
País  Brasil
Gênero(s) Bluegrass, Folk, Folk Rock, Indie Folk, Old time music
Período em atividade 2012 — atualmente
Gravadora(s) BTG Studio, Synergy
Integrantes Wagner Creoruska Junior
Marcus Zambello
Mauricio Pilcsuk
Peter Harris
Ex-integrantes Antonio de Souza
Página oficial obardoeobanjo.com

O Bardo e o Banjo (estilizado como o Bardo e o Banjo) é uma banda de folk e bluegrass formada no ano de 2012 em São Paulo.

História[editar | editar código-fonte]

O Início[editar | editar código-fonte]

No dia 14 de fevereiro de 2012 nasce a ideia e conceito do "O Bardo e o Banjo" foi o dia em que Wagner Creoruska Junior foi sozinho para as ruas, com seu banjo e tocando percussão com os pés similar a um homem-orquestra, começou sua carreira de multi-instrumentista e compositor tocando nas esquinas movimentadas de São Paulo. Sua experiência com o banjo se iniciou em 2010 quando viajou para Inglaterra e comprou seu primeiro banjo, desde então aprendeu a tocar o instrumento. Tocando de forma acústica seu banjo e sua percussão com os pés (meia lua com o pé esquerdo e bumbo com o direito) ao mesmo tempo, começou a chamar atenção das pessoas que passavam pelas ruas de São Paulo.

Duo com o violino[editar | editar código-fonte]

No dia 23 de março de 2012 durante uma das apresentações pelas ruas de São Paulo, Wagner chamou a atenção do violinista Antonio de Souza que também era músico de rua e estava de passagem, Antonio se encantou pelo estilo diferente e maneira singular que Wagner tocava, foi ai que Antonio pediu para tocar junto com ele naquele momento, o que era para ser uma jam session acabou virando algo constante, o próprio público pedia para Wagner tocar com o violinista e então "O Bardo e o Banjo" parou de ser um projeto solo para se tornar um duo.

O Trio[editar | editar código-fonte]

Estas apresentações espontâneas abriram portas para O Bardo e o Banjo, e começaram a aparecer convites para tocarem em casas de show, foi ai que Wagner sentiu a necessidade e vontade de fazer O Bardo e o Banjo crescer mais, então resolveu chamar Marcus Zambello seu amigo de longa data, para integrar a banda cantando e tocando, em 25 de agosto durante o show do All Folks Fest[1] no Centro Cultura Rio Verde (São Paulo) foi a entrada de Marcus Zambello tocando violão e cantando, mais tarde em outubro do mesmo ano Marcus comprou um bandolim fazendo dele seu instrumento oficial na banda.

Em 2012 o projeto começa a crescer, neste ano a banda viajou para Porto Alegre, Gramado e Rio de Janeiro para tocar nas ruas da cidade, tocou no Festival Red Bull SounderGround[2] que reuniu artistas do mundo inteiro para tocar nas estações de metrô de São Paulo.

Primeiras gravações[editar | editar código-fonte]

Em 2013 o Bardo e o Banjo lança seu primeiro EP, gravado nos dias 21, 22 e 23 de janeiro de 2013 no BTG Studio, Synergy [3] é o primeiro registro em estúdio do o Bardo e o Banjo. Lançado no dia que o projeto completava um ano desde que Wagner Creoruska Junior juntou seus instrumentos e saiu mostrando sua arte pelas ruas de São Paulo. O EP foi totalmente pago através das doações espontâneas das pessoas que viram o Bardo e o Banjo pelas ruas.

Em 2013 a banda começa aparecer na mídia no Canal TLC Discovery com o mini doc "Cenas Urbanas", na internet é lançando um episódio no canal continuecurioso [4], PHD Session e Studio 62 [5] e a banda toca por diversas cidades como Curitiba, Jaraguá do Sul, Joinville, Poços de Caldas, Juiz de Fora, Itajubá, Campinas, Botucatu, Votorantim e São Paulo. Festival FICA [6] (Festival Itajubense de cultura e arte), Festival UFSCAR[7] de cultura e música em Votorantim/SP, O Mercado[8] festival Gastronômico no Ibirapuera, festa alemã Stammtisch em Jaraguá do Sul e diversas unidades do SESC em São Paulo e interior. Neste mesmo ano a banda lança seu primeiro clipe "Homepath" com a participação de Rodrigo Haddad e os Mustache e os Apaches.

O Quarteto[editar | editar código-fonte]

Em 2014 o fim do trio aconteceu com a entrada na banda do baixista Mauricio Pilcsuk, ele que apareceu em uma das apresentações dizendo que queria muito fazer parte da banda. Em janeiro a apresentação do Sesc Vila Mariana é o show que marca a sua entrada definitiva, assim completando a formação da banda como um quarteto. Neste mesmo ano a banda aparece nos programas de TV Bom Dia Campo [9] (Canal Rural), Tribuna Independente [10] (Rede Vida), Em Troca de um Troco (Rede Record), SPTV [11] (Rede Globo). Participaram do festival Best of Blues Samsung [12]. Públicações em impressos como Revista Veja SP, Jornal O Estado de S. Paulo [13] e Folha de S.Paulo. Lançaram o CD Folk N' Roll de músicas cover gravado ao vivo, onde a banda faz versão Bluegrass de vários clássicos do Rock. Fizeram sua primeira Tour pelo sul do Brasil para divulgar o CD Folk N Roll passando pelas cidades de Curitiba, Jaraguá do Sul, Blumenau, Florianópolis e Urussanga.

Novo membro[editar | editar código-fonte]

Em meados de junho de 2015, o violonista Antonio de Souza, violinista, saiu da banda em razão de problemas pessoais, e foi substituído por Peter Harris, um estadunidense radicado há algum tempo no Brasil.[14]

Influências[editar | editar código-fonte]

O Bardo e o Banjo é uma banda Folk com influências de Bluegrass, Old time music, Rock e Irish music. No rock as influências são diversas Lynyrd Skynyrd, ZZ Top, Bob Dylan e tantos outros e no Bluegrass de todas as épocas desde Bill Monroe, Old & in the Way até o Bluegrass moderno de Punch Brothers e Mumford & Sons entre outros.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

EPs[editar | editar código-fonte]

Ao vivo[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. All Folks Fest
  2. Red Bull SounderGround
  3. «Synergy». Consultado em 8 de outubro de 2014. Arquivado do original em 13 de outubro de 2014 
  4. «continuecurioso». Consultado em 8 de outubro de 2014. Arquivado do original em 13 de outubro de 2014 
  5. Studio 62
  6. «Festival FICA (Festival Itajubense de cultura e arte)». Consultado em 8 de outubro de 2014. Arquivado do original em 12 de outubro de 2014 
  7. «Festival UFSCAR». Consultado em 8 de outubro de 2014. Arquivado do original em 13 de outubro de 2014 
  8. O Mercado
  9. «Canal Rural». Consultado em 8 de outubro de 2014. Arquivado do original em 14 de outubro de 2014 
  10. «Rede Vida». Consultado em 8 de outubro de 2014. Arquivado do original em 14 de outubro de 2014 
  11. SPTV
  12. Best of Blues
  13. «Estadão». Consultado em 8 de outubro de 2014. Arquivado do original em 15 de outubro de 2014 
  14. Palco Alternativo. «Viajando para o sul dos EUA com O Bardo e O Banjo». Consultado em 16 de setembro de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]