O Cometa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Cometa
Informação geral
Formato Minissérie
Criador(es) Dirceu Borges
Manoel Carlos
Ricardo de Almeida
País de origem  Brasil
Idioma original português
Produção
Diretor(es) Roberto Vignati
Exibição
Emissora de televisão original Brasil Rede Bandeirantes
Transmissão original 21 de agosto de 1989 - 15 de setembro de 1989

O Cometa foi uma minissérie televisiva brasileira exibida pela Rede Bandeirantes de 21 de Agosto a 15 de Setembro de 1989, no horário das 21h30.[1]

Foi escrita por Manoel Carlos e Ricardo de Almeida, dirigida por Roberto Vignati e baseada no romance Ídolo de Cedro, de Dirceu Borges.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Interior de São Paulo e Minas Gerais, década de 40. Habib é um mascate turco, marcado pelas lembranças da mulher e do filho, mortos em um acidente. Para fugir da solidão e das trágicas recordações, propõe-se a ganhar a vida como caixeiro-viajante - ou cometa, como era conhecida a atividade na época. Habilidoso nas práticas comerciais e amorosas, Habib se mostra um homem sábio e sensível. Tal como o astro que à sua passagem deixa uma cauda luminosa, o comerciante espalha nos lugares onde pisa toda uma sabedoria que a cultura árabe e sua experiência lhe proporcionaram. Habib parece fadado a vagar solitário por diversas cidades até encontrar Miguel, jovem aventureiro que logo se identifica com o padrão de vida do mascate. Mas não é o espírito irrequieto do rapaz que o leva a acompanhar o turco em suas viagens. Ele é filho de Jorge, um fazendeiro do interior de São Paulo que, depois de enviuvar, casa-se com a jovem Isabel. Culta, sensível e muito bonita, ela fascina Miguel que, confuso e com medo de seus sentimentos, decide fugir de casa - principalmente depois da ameaça do pai de internar o rapaz num colégio interno. O pai coloca um homem de confiança em seu encalço, o cabo Marcílio, enquanto o jovem viaja na companhia de Habib pelo sertão, envolvendo-se com toda sorte de personagens, em especial mulheres, solteiras ou casadas.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «O Cometa». Teledramaturgia. Consultado em 26 de agosto de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.