Saltar para o conteúdo

O Conto da Ilha Desconhecida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Conto da Ilha Desconhecida
Autor(es) José Saramago
Idioma português
País Portugal Portugal
Gênero juvenil
Ilustrador Bartolomeu dos Santos
Editora Assírio & Alvim
Lançamento 1997
Páginas 62
ISBN 972-37-0424-2

O Conto da Ilha Desconhecida é um livro do escritor português José Saramago, lançado em 1997. É uma história na qual, em poucas páginas, o autor descreve metaforicamente o mundo, referindo também aspectos do ser humano, suas ambições e, em especial, as suas frustrações. Através desse texto o autor realiza também uma critica à burocracia, logo no inicio de seu texto.

A obra retoma um mote caro a Fernando Pessoa: "Para viajar, basta existir".[1] É quando o sonho e a imaginação tornam a aventura possível e a ficção é capaz de levar o homem daqui para ali, saindo ele do lugar ou não.

Trata-se de um homem que, depois de insistir muito, consegue do rei uma embarcação para procurar uma ilha que, segundo ele, ainda não tinha sido descoberta por viajantes e geógrafos.

Trechos do livro

[editar | editar código-fonte]
"O homem nem sonha que, não tendo ainda sequer começado a recrutar os tripulantes, já leva atrás de si a futura encarregada das baldeações e outros asseios, também é deste modo que o destino costuma comportar-se connosco, já está mesmo atrás de nós, já estendeu a mão para tocar-nos o ombro, e nós ainda vamos a murmurar, Acabou-se, não há mais que ver, é tudo igual."


"Quero encontrar a ilha desconhecida, quero saber quem sou quando nela estiver, Não o sabes, Se não sais de ti, não chegas a saber quem és."[2]

A obra tem uma adaptação de teatro, realizada pelo Gate Theatre, Notting Hill de Setembro/Outubro de 2017.[3]

Referências

  1. PESSOA, Fernando. O livro do desassossego. Arte & Cultura, 1961, 94 p.
  2. «O Conto da Ilha Desconhecida, de José Saramago. Texto integral e abordagem.». 1 de Fevereiro de 2023 
  3. «The Unknown Island – Gate Theatre». 28 de Janeiro de 2023