O Exorcista III

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
The Exorcist III
O Exorcista III (PT/BR)
The Exorcist III.jpg
 Estados Unidos
1990 •  cor •  110 min 
Direção William Peter Blatty
Produção Carter DeHaven
James G. Robinson
Roteiro William Peter Blatty
Baseado em Legion
de William Peter Blatty
Elenco George C. Scott
Ed Flanders
Jason Miller
Scott Wilson
Nicol Williamson
Brad Dourif
Gênero Terror
Sobrenatural
Música Barry Devorzon
Cinematografia Gerry Fisher
Edição Todd Ramsay
Peter Lee Thompson
Distribuição 20th Century Fox
Lançamento Estados Unidos 17 de agosto de 1990
Brasil 26 de outubro de 1990
Idioma Inglês
Orçamento US$ 11 milhões
Receita US$ 39 milhões
Cronologia
Exorcist II: The Heretic (1977)
Exorcist: The Beginning (2004)
Página no IMDb (em inglês)

O Exorcista III (no original, The Exorcist III) é um filme norte-americano de 1990 do gênero terror sobrenatural dirigido e escrito por William Peter Blatty, sendo uma adaptação de um romance de sua autoria, Legion, publicado em 1983 nos Estados Unidos. O elenco inclui George C. Scott, Ed Flanders, Jason Miller, Scott Wilson e Brad Dourif. É o único filme da franquia a não ser distribuído pela Warner, embora a mesma tenha posteriormente obtido os direitos de distribuição internacional.

O filme foi originalmente intitulado Legion, mas foi alterado para O Exorcista III pelos executivos da Morgan Creek Productions, para ser mais comercial. O enredo em si também foi drasticamente alterado na pós-produção, com refilmagens impostas pela produtora que exigiu de última hora uma sequência de exorcismo para o clímax do filme.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Quinze anos após a possessão da garota Regan pelo demônio Pazuzu, a cidade de Georgetown é assolada por uma série de assassinatos envolvendo religião. O cético tenente William Kinderman é designado para investigar os assassinatos. Aos poucos, Kinderman descobre a relação entre os crimes e o assassino Vernamon, conhecido como "Assassino dos Gemêos", que foi executado no mesmo dia do exorcismo de Regan.

Contando com a ajuda do padre Joseph Dyer, velho amigo do Padre Karras, Kinderman acredita então que a chave de todo o mistério reside num hospital psiquiátrico onde está internado um paciente sem memória que se assemelha fisicamente ao Padre Karras, mas cuja mentalidade relembra a do assassino Vernamon. E assim mais uma vez será necessário recorrer ao exorcismo para erradicar o mal.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Principais prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Inicialmente não estava prevista a presença de Jason Miller, no entanto, foi decidido que deveria aparecer pelo menos um ator do filme original. A história não foi adaptada, pois inicialmente já era desta forma, mas assim foi possível filmar novas performances do Padre Damien Karras.
  • A voz demoníaca pertence desta vez a Colleen Dewhurst, mais conhecida pelo seu papel como mãe de Murphy Brown na série homônima.
  • Há diversos atores e personalidades famosas das mais variadas áreas durante o filme, como Fabio Lanzoni (manequim); Larry King (apresentador de televisão no papel dele mesmo); Samuel L. Jackson (homem cego nos sonhos de Kinderman); Patrick Ewing (jogador da NBA) e John Thompson (Treinador da NBA).

Sequências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.