O Expresso de Xangai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Expresso de Xangai
'Shanghai Express'
O Expresso de Xangai
 Estados Unidos
1932 •  pb •  80 min 
Género aventura
drama
romance
Direção Josef von Sternberg
Roteiro Jules Furthman
Baseado em Sky Over China, de Harry Hervey
Elenco Marlene Dietrich
Clive Brook
Idioma inglês (idioma)

Shanghai Express (bra/prt: O Expresso de Xangai)[1][2] é um filme estadunidense de 1932, dos gêneros aventura e drama romântico, dirigido por Josef von Sternberg, com roteiro de Jules Furthman baseado em Sky Over China, romance não publicado de Harry Hervey.

Foi o quarto filme da colaboração da atriz Marlene Dietrich com o diretor von Sternberg[carece de fontes?]. A direção de fotografia de Lee Garmes foi premiada com o Oscar.

O filme teria três remakes: em 1942, Night Plane from Chungking[carece de fontes?]; em 1951, Peking Express[carece de fontes?], e em 1986, Shanghai Express[3], de Jim Goddard.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]


Sinopse[editar | editar código-fonte]

O filme se passa em 1931, quando a China estava convulsionada pela Guerra Civil. Ao embarcar no expresso de Xangai, um trem (comboio) que vai partir de Pequim, o capitão britânico Donald 'Doc' Harvey é avisado pelos amigos de que a notória cortesã "Shanghai Lily" será também uma passageira. Eles se referem a ela pejorativamente como "coaster" ou de "alto custo", pois teria arruinado financeiramente com seus caprichos, cinco homens.

Quando Doc a encontra, ele a reconhece como Magdalen, uma antiga amante de quem se separara havia cinco anos em função das suas obrigações militares. Shangai Lily divide uma cabine de primeira classe com outra cortesã, a chinesa Hui Fei. Também viajam na primeira classe o reverendo Sr. Carmichael, o jogador inveterado Sam Salt, o traficante de ópio Eric Baum, a anciã Sra. Haggerty, o oficial francês Major Lenard e o misterioso eurasiano Henry Chang.

Durante a viagem, soldados do governo páram o trem e prendem um agente rebelde que se misturava com os passageiros. Depois que o trem é recolocado em marcha, o Sr. Chang se revela como um comandante rebelde e resolve tomar o comboio com suas tropas. Ele escolhe um dos passageiros para fazê-lo de refém e o trocar pelo espião detido. Doc é o escolhido, obrigando Shangai Lily a se sacrificar para salvá-lo.

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Óscar

Referências

  1. «O Expresso de Xangai». Brasil: AdoroCinema. Consultado em 29 de janeiro de 2019 
  2. «O Expresso de Xangai». Portugal: CineCartaz. Consultado em 29 de janeiro de 2019 
  3. «A dama de Xangai». Rio de Janeiro. Manchete: p. 61. 8 de março de 1986. Consultado em 29 de janeiro de 2019 
  4. a b c «5.º Oscar - 1932». CinePlayers. Consultado em 29 de janeiro de 2019 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.