O Homem de Ferro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre um filme polonês. Para o personagem da Marvel, veja Homem de Ferro.
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde setembro de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Translation to english arrow.svg
A tradução deste artigo está abaixo da qualidade média aceitável. É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, cine e melhore este verbete conforme o guia de tradução.
Człowiek z żelaza
O Homem de Ferro (PRT/BRA)
 Polónia
1981 •  cor •  153 min 
Direção Andrzej Wajda
Roteiro Aleksander Ścibor-Rylski
Idioma língua polonesa
Página no IMDb (em inglês)

O Homem de Ferro[1][2] (em polaco: Człowiek z żelaza) é um filme de drama histórico polonês de 1981 dirigido e escrito por Andrzej Wajda. Retrata o movimento trabalhista Solidariedade e seu sucesso inicial em persuadir o governo polonês a reconhecer o direito dos trabalhadores a um sindicato independente.

O filme da continuidade à historia de Maciej Tomczyk, filho de Mateusz Birkut - o protagonista do filme anterior de Wajda, Homem de Marmore .Nele, Maciej é um jovem trabalhador envolvido no movimento trabalhista anticomunista, descrito como "o homem que iniciou a greve no estaleiro de Gdańsk" O jovem é claramente um paralelo com Lech Wałęsa (que aparece como ele mesmo no filme)

Foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro na edição de 1982, representando a Polônia.[3]O filme também ganhou a Palma de Ouro e o premio de Prêmio do Júri Ecumênico no Festival de Cannes em 1981.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia tem os portais:

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme do cinema polonês é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.