O Infeliz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Este artigo ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2011). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O Infeliz é um quadro humorístico que faz sátira ao programa O Aprendiz, como parte do programa Show do Tom, apresentado pelo humorista Tom Cavalcante.

Nele, o empresário Tompete Justus (sátira óbvia ao empresário Roberto Justus e interpretado por Tom), seleciona dentre personagens característicos o preenchimento de um posto em uma suas empresas. No quadro, Tompete ridiculariza e enxovalha os participantes, valendo-se de preconceitos sociais, raciais e sexuais. As provas sempre têm a ver com trabalhos informais (administrar barraca de camelô, de cachorro-quente, etc) ou realizar atividades radicais (pular de bungee-jumping, entrar em um automóvel que faz acrobacias, etc.). Para eliminar os candidatos, Tompete usa o bordão "você está, aqui, demetido!"

O próprio Roberto Justus participou em duas ocasiões do quadro, em 2005 e 2008. Na primeira, fingiu se indignar com a sátira até revelar que não passava de uma pegadinha. Na segunda, a final de "Infeliz 5" foi gravada nas dependências da agência Young & Rubicam Brasil, pertencente ao Grupo Newcomm, controlado por Justus.

O programa voltou a ser exibido em maio de 2010 e se chamou O Infeliz Universiotário.[1] Nesta sátira, Tom Cavalcante fez o papel de João Glória Júnior, sátira de João Dória Júnior, na época apresentador do programa.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. José Armando Vannucci (4 de maio de 2010). «"O Infeliz – Universiotários" prova mais uma vez que a sátira é o forte de Tom Cavalcante». Consultado em 8 de maio de 2010 [ligação inativa]