O Noviço (telenovela)
O Noviço
| |
|---|---|
| Informações gerais | |
| Formato | Telenovela |
| Gêneros | drama comédia romântica |
| Criação | Mário Lago |
| Baseado em | O Noviço, de Martins Pena |
| Direção | Herval Rossano |
| Elenco | |
| País de origem | Brasil |
| Idioma original | português |
| Episódios | 20 |
| Produção | |
| Duração | 50 minutos |
| Formato | |
| Formato de imagem | preto e branco |
| Exibição original | |
| Emissora | TV Globo |
| Transmissão | 2 – 27 de junho de 1975 |
O Noviço é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela TV Globo de 2 a 27 de junho de 1975, em 20 capítulos. Substituiu Helena e foi substituída por Senhora, sendo a 5ª "novela das seis" exibida pela emissora, tendo sido produzida em preto-e-branco.
Escrita por Mário Lago e baseada na peça homônima de Martins Pena, teve supervisão geral de Herval Rossano.
Contou com Pedro Paulo Rangel no papel do noviço.
Enredo
[editar | editar código]De olho na herança da viúva Florência, o vigarista Ambrósio a corteja e trata de tirar seus herdeiros do caminho, como o sobrinho de criação Carlos, logo enviado para um mosteiro. Os dois filhos da viúva, Juca e Emília, são ameaçados com o mesmo destino.
Carlos se torna noviço, mas, sem nenhuma vocação, inferniza a vida dos frades. Além disso, namora Emília, com quem sonha casar-se. Ele foge várias vezes do mosteiro, mas sempre é capturado. Em uma dessas fugas, ele se envolve com Flávio, sujeito inescrupuloso que conhece o passado de trapaças de Ambrósio, e Rosa, a primeira mulher a se casar com o aproveitador e a ter seus bens roubados.
Através de Flávio e Rosa, Carlos consegue desmascarar Ambrósio. No fim, depois de passar um período foragido, o vigarista acaba preso, e Carlos conquista sua liberdade. Sai do mosteiro pela porta da frente e se casa com Emília.
Elenco
[editar | editar código]| Interprete[1] | Personagem |
|---|---|
| Pedro Paulo Rangel | Carlos |
| Jorge Dória | Ambrósio |
| Isabel Ribeiro | Florência |
| Maria Cristina Nunes | Emília |
| Fábio Mássimo | Juca |
| Marilu Bueno | Rosa |
| Luís Linhares | Flávio |
| Haroldo de Oliveira | Josué |
| Germano Filho | Abade |
| André Valli | Padre Mestre |
| Luiz Magnelli | Meirinho Xenxém |
| Lajar Muzuris | Zé Piaba |
| Jotta Barroso | Sebastião |
| Pedro Veras | Noviço |
| Eliano Medeiros | Noviço |
| Marcelo Heleno | Noviço |
| Jacy Nascentes | Noviço |
| Luiz Carlos Buruca | Noviço |
Produção
[editar | editar código]Essa foi a segunda mininovela produzida pela TV Globo. O objetivo era tornar o horário das 18 horas fixo para novelas na emissora.[2]
Teve cenas gravadas no Pontal da Barra da Tijuca, no largo do Boticário e nos estúdios da Globo no Rio de Janeiro. Para as cenas em flashback, foram construídos alguns cenários especiais, com produção de Arlindo Rodrigues. Estes possuíam fundo neutro e eram emoldurados pelo cenário principal.[2]
Foi a última novela do horário a ser exibida em preto-e-branco pela emissora. De todos os 20 capítulos apenas poucas cenas e a abertura foram preservadas nos acervos da TV Globo.
Exibição
[editar | editar código]Foi reprisada entre 26 de julho e 20 de agosto de 1976, às 13h30, substituindo sua sucessora original Senhora e sendo substituída por A Moreninha.
Referências
- ↑ «O Noviço»
- ↑ a b «O Noviço». Teledramaturgia. Consultado em 14 de dezembro de 2015