O Princípio da Incerteza (programa de televisão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Princípio da Incerteza
Informação geral
Formato talk show
Gênero Debate
Crónica do Quotidiano
Duração 45 - 50 minutos
Criador(es) José Pacheco Pereira
Baseado em Flashback, da TSF e da SIC, A Quadratura do Círculo, da SIC Notícias, e Circulatura do Quadrado na TVI24
Elenco José Pacheco Pereira, António Lobo Xavier e Alexandra Leitão
País de origem Portugal Portugal
Idioma original português
Produção
Diretor(es) Nuno Santos
Apresentador(es) Carlos Andrade
Exibição
Emissora original SIC Notícias (2004 - 2019)
TVI24 (2019 - 2021)
CNN Portugal (2021 - presente)
Formato de exibição
Formato de áudio Estéreo
Transmissão original janeiro de 2004presente

O Princípio da Incerteza é um programa de televisão português, atualmente emitido na CNN Portugal por volta das 23 horas de quinta-feira, que anteriormente passava na SIC Notícias com o nome de Quadratura do Círculo e posteriormente na TVI24 com o nome de Circulatura do Quadrado que se dedica a comentar questões de carácter político, social e económico. O programa esteve no ar na SIC entre 2004 e janeiro de 2019, e na TVI24 de 2019 a Novembro de 2021.

Desde 2022, o elenco é composto pelo historiador José Pacheco Pereira, a política e jurista Alexandra Leitão e o advogado e gestor de empresas António Lobo Xavier, com a moderação do jornalista Carlos Andrade. Na sua última versão antes de mudar de nome e de canal fazia parte do elenco o gestor de empresas e ex-ministro Jorge Coelho.

História[editar | editar código-fonte]

Teve a sua origem na rádio TSF, no final dos anos 80, com o nome de "Flashback" (Um olhar sobre a actualidade!) - dizia o jingle promocional na época. Era transmitido aos domingos, ao final da manhã, e moderado por Emídio Rangel. Contava com José Magalhães, José Pacheco Pereira e Vasco Pulido Valente.

Com a saída de Vasco Pulido Valente do programa, entra Miguel Sousa Tavares e mais tarde Nogueira de Brito. Também Emídio Rangel deu lugar a Carlos Andrade na moderação.

Passou, já a meio dos anos 90, a ser transmitido também na televisão, no canal SIC, mantendo o nome, "Flashback".

Em 2003, termina de uma forma controversa a emissão na TSF.

Em janeiro de 2004, o mesmo programa, com José Pacheco Pereira, José Magalhães, António Lobo Xavier (que substituiu Nogueira de Brito) e Carlos Andrade na moderação, retoma a sua emissão na SIC Notícias, com o nome de "Quadratura do Círculo".

José Magalhães foi substituído por Jorge Coelho em 2005, e este, por sua vez, deu lugar a António Costa, em 2008.

Em 2014, na sequência da eleição de Costa como Secretário-geral do Partido Socialista, Jorge Coelho, que havia sido, algumas vezes, seu substituto, regressou ao lugar de comentador.

O programa é retomado na TVI24, a 7 de fevereiro de 2019, mas com outro nome, "Circulatura do Quadrado", temporariamente com os mesmos comentadores (Pacheco Pereira, Lobo Xavier e Jorge Coelho) e moderador (Carlos Andrade).[1] sendo que, em 2020, o comentador Jorge Coelho é substituído por Ana Catarina Mendes. Com o fim da TVI24 o programa passou para a CNN Portugal com o nome de O Princípio da Incerteza.

Em 2022, Ana Catarina Mendes é nomeada ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, sendo substituída no programa por Alexandra Leitão.[2]

[1]

Em 14 de abril de 2024, Lobo Xavier anuncia que será a sua última participação [3], devido ao cargo que irá assumir na EDP, sendo substituido por Miguel Macedo.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão em Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.