O Rei do Rio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Não confundir com Rei do Rio.
O Rei do Rio
 Brasil
1985 •  cor •  107 min 
Género drama
Direção Fábio Barreto
Roteiro Fábio Barreto
Jorge Duran
Elenco Nuno Leal Maia
Nelson Xavier
Milton Gonçalves
Andréa Beltrão
Idioma português

O Rei do Rio é um filme brasileiro de 1985, do gênero drama, dirigido por Fábio Barreto. O roteiro foi inspirado na peça O Rei de Ramos de Dias Gomes, e no filme O Poderoso Chefão.[1][2]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O filme conta a história de dois amigos que enriquecem explorando o jogo do bicho e se tornam rivais na luta pelo poder. Existe um estreito relacionamento com o Jogo do Bicho carioca.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Crítica[editar | editar código-fonte]

José Haroldo Pereira, escrevendo para a revista Manchete afirmou que o filme encontrou dificuldades na inexperiência do diretor (em seu segundo trabalho), no roteiro (iniciado por Dias Gomes e alterado por vários outros roteiristas até as filmagens) no dilema entre ser uma obra séria ou comercial e na fraqueza de interpretação de dois dos seus três principais personagens[3]:

"...Como retrato sociológico, o filme é aceitável, embora superficial. Como enredo dramático, é envolvente, ebora desigual. O que há de melhor, a tentativa de composição de tipos , esbarra no esquematismo do roteiro... e na fraqueza de alguns atores. Dos três principais, Nélson Xavier (Nico Sabonete) é quem se sai melhor. Nuno Leal Maia (Tucão) nunca justifica a majestade do papel-título enquanto Mílton Gonçalves exagera na caricatura..."
— José Haroldo Pereira, Manchete, 12 de outubro de 1985.
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. CUNHA, Eliel Silveira e CARDOSO, Fernanda (2022). Guia de Vídeo e DVD 2003. [S.l.]: Abril. ISBN:8513011789 
  2. «O Rei do Rio». Cinemateca Brasileira. Consultado em 1 de maio de 2022 
  3. José Haroldo Pereira (12 de outubro de 1985). «A fatura da arte». Manchete, ano 35, edição 1747, página 81/republicado pela Biblioteca Nacional-Hemeroteca Digital Brasileira. Consultado em 13 de fevereiro de 2023