Sharpe's Tiger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de O Tigre de Sharpe)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2016). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O Tigre de Sharpe (Sharpe's Tiger) é o primeiro livro (em ordem cronológica) da série As Aventuras de Sharpe[1][2], e o primeiro da trilogia indiana do soldado britânico Richard Sharpe, personagem criado pelo escritor Bernard Cornwell. A ação se situa em Misore, na Índia, e aborda as ações do então recruta Richard Sharpe na campanha contra o sultão Tipu durante o cerco à fortaleza de Seringapatam. Lançado em 1997 na Inglaterra (o 13° a ser publicado lá) , O Tigre de Sharpe chegou ao Brasil em 2005, pela Editora Record.

Sinopse oficial[editar | editar código-fonte]

Índia, Seringapatam, 1799

O inglês Bernard Cornwell tornou-se conhecido no Brasil com as trilogias As Crônicas de Artur e A Busca do Graal, que lhe valeram elogios da crítica e milhares de leitores. O Tigre de Sharpe inicia a prestigiosa série As Aventuras de Sharpe, sucesso de vendas em todo o mundo.

Misore, Índia, 1799. Richard Sharpe é um jovem recruta a serviço da realeza britânica e integrante da expedição para derrubar o impiedoso sultão Tipu, no poder com a ajuda dos aliados franceses. Acusado de insubordinação por seu superior, o sargento Hakeswill, Sharpe acaba destacado para uma perigosa missão: infiltrar-se na intransponível Seringapatam, cidade-fortaleza do líder indiano.

Fingindo-se de desertor, o jovem soldado deve contactar um espião escocês aprisionado e descobrir a melhor maneira de o exército britânico conquistar a cidade. Caso seja bem-sucedido, Sharpe ganhará as divisas de Sargento. Entretanto, se fracassar, ficará a frente com os assustadores tigres de Tipu.

Em um mundo exótico e estranho para o recruta, um passo em falso significará a morte. A situação complica-se ainda mais quando o jovem espião descobre que deve lutar contra seus velhos camaradas para salvar a própria vida.

O Tigre de Sharpe é o emocionante livro de estréia protagonizado pelo oficial Richard Sharpe, que participará de conflitos na costa de Portugal e Espanha até a derrota do exército Napoleônico em Waterloo.

Os livros da série As Aventuras de Sharpe já venderam mais de 4 milhões de cópias no mundo todo e tornaram-se seriado de televisão na Inglaterra.

Dados gerais[editar | editar código-fonte]

  • Título original inglês: Sharpe's Tiger
  • Editora: Record
  • ISBN 8501070505
  • Número de páginas: 402


Referências

  1. Cornwell, Bernard (6 de junho de 2005). O tigre de Sharpe 4 ed. Rio de Janeiro: Record. 392 páginas. ASIN 8501070505. ISBN 9788501070500. Consultado em 13 de julho de 2019 
  2. «O tigre de Sharpe (Vol. 1)». Grupo editorial Record. Consultado em 13 de julho de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.