The Naval Treaty

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de O Tratado Naval)
The Adventure of the Naval Treaty
O Tratado Naval (BR)

Sherlock Holmes por Sidney Paget
Autor(es) Arthur Conan Doyle
Idioma inglês
País Reino Unido
Gênero romance policial
Série The Memoirs of Sherlock Holmes
Linha temporal Século XIX
Localização espacial Londres
Editora Strand Magazine
Lançamento Outubro/Novembro de 1893
Edição brasileira
Tradução Áurea Brito Wissenberg
Editora HarperCollins
Lançamento 2017
ISBN 978.85.209.2414-3
Cronologia
The Greek Interpreter
The Final Problem

The Adventure of the Naval Treaty (O Tratado Naval) é um conto de Sir Arthur Conan Doyle protagonizada por Sherlock Holmes e Dr. Watson, que foi publicada pela primeira vez na Strand Magazine, em outubro e novembro de 1893, sendo dividido em duas partes, e com 15 ilustrações de Sidney Paget.[1]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Percy Phelps, um antigo colega de escola de Dr. Watson, envia uma carta ao amigo, pedindo o auxílio deste e de Sherlock Holmes. Phelps trabalha no Ministério do Exterior (Foreign Office) e foi encarregado de fazer cópias de um importante documento diplomático, um tratado secreto entre a Inglaterra e a Itália, que deveria manter no maior sigilo, pois os documentos não poderiam chegar às mãos das embaixadas da Rússia e da França em hipótese alguma. Phelps, que precisou trabalhar até altas horas, resolve tomar um café durante a noite, e foi nesse pequeno espaço de tempo que os importantes documentos sumiram. Os suspeitos são seu colega de sala Charles Gorot que fez hora extra naquela noite, o contínuo que preparava os cafés e sua esposa (sra. Tangey) faxineira. Um detalhe estranho foi que, no intervalo em que Phelps desceu para tomar um café e o documento foi furtado, uma campainha foi acionada em sua sala.

Ao perceber que sua carreira profissional está arruinada, Phelps sofre um colapso nervoso e fica inconsciente, de cama, por nove semanas. Sua noive Annie cuida dele e o irmão dela, Joseph, é desalojado de seu quarto, que passa a ser ocupado pelo doente. Ao recuperar a memória, Phelps conta toda a história ao detetive Sherlock Holmes, que passa a investigar o caso. Ele acha estranho que, transcorridos nove semanas do sumiço do documento secreto, este ainda não tenha chegado às mãos do Ministério do Exterior da França ou da Rússia, e no final descobre que o criminoso era alguém acima de qualquer suspeita.

Referências

  1. Arthur Conan Doyle Encyclopedia. «The Adventure of the Naval Treaty». Consultado em 4 de novembro de 2023