Obina Shok

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde Setembro de 2008). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Obina Shok
Informação geral
Origem Brasília,  Distrito Federal
País  Brasil

Banda que misturava pop rock com ritmos caribenhos, africanos e nacionais, surgiu em Brasília por volta de 1985, com a seguinte formação: Jean Pierre Senghor (voz e teclados), Roger Kedy (guitarra e voz), Henrique Hermeto (guitarra e voz), Maurício Lagos (baixo), Winston Lackin (bateria), Sérgio Couto (percussão) e Hélio Franco (percussão). A característica principal da banda foi ser formada por filhos de vários diplomatas de países africanos[1], de embaixadas sediadas em Brasília, mesclada com alguns brasileiros. O grupo Radikal Chic formado por: Pedro Beaucaine (Rolapedra) Mauricio (Lebon) Lagos, Maria augusta et Alessandro (filho do adido militar da embaixada da Italia) ensaiavam dentro do dressing na casa do Alessandro no Lago Sul! Num desses ensaios, Roger Kedy, Jean-Pierre et Henrique Hermeto vieram com a intenção de proposer a formação d'un grupo de Ju-ju music. A formação inicial do Obina incluia Tida (saxophone) et Pedro (Rolapedra) (guitarra et vocal). A banda passou a ensaiar na casa da consul do Gabon (mãe do Roger). No mesmo ano de sua formação a extinta Fluminense FM lançou em sua programação a música "Lambarine". Logo após a banda se apresentou no Circo Voador (verdadeiro caldeirão do rock na década). Em 1986 foram contratados por uma grande gravadora e lançaram o seu primeiro LP, com participação especial de Gilberto Gil e Gal Costa tendo como grande sucesso a canção "Vida". Esse trabalho foi saudado com entusiasmo pela crítica especializada. [1] Em 1987, lançaram seu segundo LP "Sallé", adicionando um naipe de metais ao seu som e contando com a participação de Nara Gil (filha de Gilberto Gil). No ano seguinte, a banda terminaria sua curta carreira no cenário pop rock nacional.

Referências

  1. a b Anuário Delta Universal 1987, pág. 238, parte integrante da Enciclopédia Delta Universal 1987.


Flag of Brazil.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.