Obra de arquitetura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Obras de arquitetura)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Uma praça em Jundiaí.

Segundo a definição dada por Bruno Zevi no seu livro Saber ver a arquitetura, obra arquitetônica é toda aquela em que fica explícita a existência de um espaço interno relacionado às necessidades humanas. O espaço interno, neste caso, torna-se a principal característica da arquitetura.

Segundo esta classificação, ficam excluídas obras como arcos do triunfo ou mesmo monumentos como a Torre Eiffel. Embora estes monumentos possuam características arquitetônicas devido à sua escala, eles são na verdade elementos constituintes (e por vezes estruturadores) de outro tipo de espaço interior: o espaço urbano.

Porém, mesmo monumentos como o citado Arco do Triunfo, poderiam ser considerados como Espaço Interior, se aceitarmos que ocupam uma Praça, um espaço maior, com o simbolismo que evoca. Nesse caso, estudar ou admirar um monumento, poderia ser considerado como uma atividade humana, e portanto, cumprindo uma função da Arquitetura.

As primeiras obras de arquitetura datam da Pré-história, embora as primeiras construções humanas sejam pré-históricas.

As diferentes obras de arquitetura[editar | editar código-fonte]

Legenda
Legenda


Obra arquitetônica e projeto arquitetônico[editar | editar código-fonte]

Embora seja possível existir arquitetura sem a presença do arquiteto, atualmente considera-se que as obras arquitetônicas sejam um produto deste profissional. Sendo assim, toda obra é produto de um projeto.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.