Obscura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Obscura
Obscura
Obscura se apresentando no Hellfest em 2010
Informação geral
Origem Landshut
País Alemanha
Gênero(s) Death metal, death metal técnico[1]
Período em atividade 2002 - presente
Gravadora(s) Relapse Records
Nuclear Blast
Integrantes Steffen Kummerer
Christian Münzner
David Diepold
Jeroen Paul Thesseling

Obscura é uma banda alemã de death metal técnico fundada em 2002 por Steffen Kummerer. A banda tem uma sonoridade extremamente complexa e progressiva. Aborda temas como religiões, filosofia e astrofísica em suas canções.

História[editar | editar código-fonte]

A Obscura foi fundada em 2002 pelo guitarrista e vocalista Steffen Kummerer, que desejava fazer uma banda que revivesse o antigo death metal técnico como o do Death, Atheist, Pestilence e Cynic. Kummerer nomeou a banda inspirado no álbum Obscura da banda Gorguts.

Em 2003 a banda lançou sua primeira demo Illegmitation com quatro faixas. Kummerer tinhas apenas 17 anos e já demonstrava diversas influências como death metal sueco e black metal.

Em 2004 o grupo publicou o álbum Retribution que após dois anos foi relançado pela Vots Records. A obra demonstrava todas as influências tiradas dos idolos de Kummerer. O álbum apresenta uma sonoridade old-school e visceral, bem diferente do que viria a se tornar a identidade musical da banda nos próximos anos.

Em 2007 juntaram-se a banda o baterista Hannes Grossmann (ex-Necrophagist) e o baixista Jeroen Paul Thesseling (Quadvium, Salazh Trio, ex-Pestilence).[2] A última incorporação do grupo foi o guitarrista Christian Münzner (Eternity´s End, Paradox, Alkaloid, ex-Necrophagist, ex-Spawn of Possession) em 2008.[3] Em setembro de 2008, a Obscura assinou com o selo Relapse Records[4] e assim lançou seu segundo álbum, Cosmogenesis, no começo de 2009. Nesse ano a banda fez sua primeira turnê americana abrindo para o Cannibal Corpse. Em 2010 fez uma turnê pelo Japão como banda de apoio do Nile e do Triptykon.

Cosmogenesis apresentou a nova sonoridade da banda. Muito mais técnica, com diversas passagens progressivas explorando diversos conceitos musicais e filosóficos nas letras. Com este disco começa um ciclo de discos conceituais.

Em 29 de março de 2011 a banda lançou o álbum Omnivium. A obra demonstrava a enorme influência do Necrophagist em seus diversos riffs e solos. Grande parte das letras de música são inspiradas no livro de Friedrich Schelling On Nature's Connection to the Spirit World.

Em 2016 a banda lançou o álbum Akroàsis, que apresentou um equilíbrio perfeito entre progressivo e metal extremo. Christian Münzner não era mais o guitarrista atual da banda e logo foi substituído por Tom Geldschläger, apesar de logo após a gravação ter sido removido da banda por Steffen. Hannes também já não fazia parte, sendo substituído por Sebastian Lanser. A faixa homônima alcançou uma sonoridade complexa, pegajosa e extremamente elaborada que representa muito bem o álbum.

Em 2018 Obscura traz aos fãs uma nova dose de complexidade, beleza e agressividade. Diluvium conta com o guitarrista Rafael Trujilo, que saiu da elegância do conservatório de jazz para os palcos na velocidade do metal. O álbum segue as características esperadas da banda.

O álbum encerrou um ciclo de quatro discos que havia começado com Cosmogenesis, passando por Omnivium, Akroasis e por fim Diluvium. Os temas abordados nos discos são diversos como religião, astrofísica e filosofia. Cosmogenesis representa o início do universo e Diluvium o fim, de modo que tudo se repete novamente.

No final de 2019 o Obscura anunciou contrato com a Nuclear Blast. Muitas bandas saíram de contratos com a Relapse Records e migraram para Nuclear Blast como Suffocation, Nile, Amorphis.

Em 22 de Abril de 2020, a banda anunciou, por meio de sua conta oficial no Instagram[5], a saída do guitarrista Rafael Trujillo, do baixista Linus Klausenitzer e do baterista Sebastian Lanser, devido a "diferenças musicais" entre os membros.

Já em Abril e Maio de 2020 a banda anunciou, também por seu Instagram[6], o regresso de Jeroen Paul Thesseling (Quadvium, Salazh Trio, ex-Pestilence) e Christian Münzner (Eternity´s End, Paradox, Alkaloid, ex-Necrophagist, ex-Spawn of Possession), ao lado de seu novo baterista, David Diepold (Benighted, Hate, Belphegor, Give em Blood, Cognizance).

Membros[editar | editar código-fonte]

  • Steffen Kummerer - guitarras, vozes (2002-presente)
  • Christian Münzner - guitarras (2020-presente)
  • David Diepold - bateria (2020-presente)
  • Jeroen Paul Thesseling - baixo (2020-presente)

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • (2003) Illegimitation (DEMO
  • (2004) Retribution 
  • (2009) Cosmogenesis (Relapse Records)
  • (2011) Omnivium (Relapse Records)
  • (2016) Akróasis (Relapse Records)
  • (2018) Diluvium (Relapse Records)
  • (2021) A Valediction (Nuclear Blast)

Referências

  1. «Obscura». Allmusic. Consultado em 19 de janeiro de 2010 
  2. «Obscura Joined By Former Pestilence Bassist». blabbermouth.com. 10 de dezembro de 2007. Consultado em 28 de março de 2009. Arquivado do original em 5 de maio de 2009 
  3. «Obscura Joined By Former Necrophagist Guitarist». blabbermouth.com. 22 de janeiro de 2008. Consultado em 26 de janeiro de 2009. Arquivado do original em 5 de maio de 2009 
  4. «Obscura Signs with Relapse Records». blabbermouth.com. 12 de setembro de 2008. Consultado em 26 de janeiro de 2009. Arquivado do original em 5 de maio de 2009 
  5. Obscura, Banda Obscura (22 de abril de 2020). «Instagram». Perfil Oficial da Banda no Instagram. Consultado em 5 de junho de 2020 
  6. «Conta oficial da banda no Instagram». Obscura. 27 de maio de 2020. Consultado em 5 de junho de 2020  |nome1= sem |sobrenome1= em Authors list (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo sobre uma banda ou grupo musical  é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.