Observatório Nacional de Inclusão Digital

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Under construction icon-yellow.svg
Este artigo carece de caixa informativa ou a usada não é a mais adequada.
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou se(c)ção:

ONID- Observatório Nacional de Inclusão Digital

O Observatório Nacional de Inclusão Digital (ONID) é uma iniciativa do Governo Federal em conjunto com a sociedade civil organizada, através de convênio com o IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos, que atua na coleta, sistematização e disponibilização de informações para o acompanhamento e avaliação das ações de inclusão digital no Brasil.

Além de ser uma importante ferramenta para os gestores de políticas públicas e iniciativas nessa temática, o ONID disponibiliza à sociedade informações detalhadas sobre os telecentros existentes em todo o país.

Para tanto, o ONID está cadastrando telecentros, centros de inclusão digital, infocentros ou outros espaços coletivos sem fins comerciais de uso da tecnologia da informação conectados à internet. Ele funciona como um mapa de inclusão digital e consiste em um cadastro que fará o levantamento de todos os telecentros existentes no país.

Os três principais critérios levados em conta para o cadastramento no ONID são:

- a existência de conexão à internet no estabelecimento, que tem que possuir mais que três computadores (a não ser em áreas remotas ou com problemas de energia)

- ser aberto à população, ainda que em tempo parcial (uma escola, por exemplo, desde que libere o acesso nos finais de semanas)

- não possuir fins lucrativos e, se cobrar por necessidade de sustentabilidade, é preciso informar o que é feito com os recursos

Aqueles envolvidos no ONID trocarão informações e experiências relacionadas a projetos de inclusão digital estimulando, desta forma, parcerias entre as instituições participantes e o governo federal. Esta união resultará no banco de dados com documentação sobre projetos e atividades na área, aberto à consulta pública. Apesar de estar vinculado a entidades do governo em sua etapa inicial, a idéia é que o observatório se torne uma instância independente, composta e mantida por iniciativas de diversas esferas da sociedade.

Além do cadastro, o ONID disponibiliza diversos materiais sobre inclusão digital em seu Banco de Referências, procurando também articular todas as pessoas envolvidas nesses projetos através da Comunidade de Prática.

[editar | editar código-fonte]