Octomeria alpina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaOctomeria alpina
Octomeria alpina.jpg
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Orchidaceae
Subfamília: Epidendroideae
Tribo: Epidendreae
Subtribo: Pleurothallidinae
Género: Octomeria
Espécie: O. alpina
Nome binomial
Octomeria alpina
Barb.Rodr. 1881
Sinônimos
Não tem

Octomeria alpina é uma pequena espécie de orquídea (Orchidaceae) originária do Brasil.[1]

Características[editar | editar código-fonte]

É uma espécie muito próxima da Octomeria crassifolia porém a última apresenta folhas muito mais finas, mais sulcadas centralmente pela frente e formando uma dobra mais saliente atrás suas bordas levemente recurvadas para trás também. As folhas da Octomeria alpina são mais carnudas, quase planas pela frente e por trás não têm a nervura central tão destacada, ou seja, são praticamente arredondadas, muito mais espessas no centro. Suas bordas não recurvam para trás.

A Octomeria crassifolia tem as flores mais juntas e um pouquinho menores, em mais quantidade. No disco duas marcas vermelhas em vez de uma. Tem também um pequeno calo central perto da ponta do labelo, e este é levemente mais curto e não se curva para trás como a outra. A planta é mais alta cerca de 7 cm., a diferença no comprimento dos caules e não das folhas, que têm o mesmo comprimento. O pecíolo das flores da O. alpina são mais pelo menos 50% longos que os da O. crassifolia.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Luer, Carlyle A.: Icones Pleurothallidinarum (sistemática de Pleurothallidinae), volumes I a XIX, Missouri Botanical Garden press (1978-2007).
  • Pridgeon, A.M., Cribb, P.J., Chase, M.A. & Rasmussen, F. eds.. Genera Orchidacearum vol. 4 - Epidendroideae (Part 1). Oxford Univ. Press (2006).
  • R. Govaerts, D. Holland Baptista, M.A. Campacci, P.Cribb (K.), World Checklist of Orchidaceae of Brazil. The Board of Trustees of the Royal Botanic Gardens, Kew. «Published on the Internet» (em inglês)  (2008).

Referências

  1. Carl Friedrich Philipp von Martius, August Wilhelm Eichler e Ignatz Urban. «Octomeria alpina Barb.Rodr.». Flora Brasiliensis, Vol. III, Part IV, Fasc. 120 Coluna 611 - 612 Publicado em 01-Nov-1896. Consultado em 13 de dezembro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Octomeria alpina
Ícone de esboço Este artigo sobre orquídeas (família Orchidaceae), integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.