Octopus insularis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaOctopus insularis
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Mollusca
Classe: Cephalopoda
Ordem: Octopoda
Família: Octopodidae
Gênero: Octopus
Espécie: O. insularis
Nome binomial
Octopus insularis

O Octopus insularis é uma espécie de polvo encontrada no Brasil. Sendo mais comum no litoral nordeste.[1] Inicialmente fora classificada como Octopus vulgaris (comum no litoral sudeste, porém fora reclassificada como espécie distinta após estudos no ano de 2008.

É uma espécie robusta, menor que O. vulgaris, tendo um comprimento do manto ("cabeça" dos moluscos) em torno dos 12 cm. Habita arrecifes de rochas e coral deste o Pará até a Bahia, além de diversas ilhas próximas a costa do nordeste brasileiro, sendo muito comum em Fernando de Noronha.

Biologia[editar | editar código-fonte]

Espécie bentônica que habita águas quentes e relativamente rasas (raramente a mais de 30 m), geralmente próximos a recifes de coral ou rochas, os quais lhe proporcionam abrigo. Como todos os polvos, trata-se de um predador, alimentando-se principalmente de pequenos caranguejos e moluscos menores, sendo que também inclui em sua dieta peixes e vermes marinhos.

Seus principais predadores incluem moreias, araias e tubarões.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Esta é uma espécie de reprodução e crescimento rápidos. O acasalamento ocorre ao longo de todo ano, embora tenha uma maior frequência entre os meses de junho e agosto. Acredita-se que, após o acasalamento em águas rasas e costeiras, as fêmeas busquem tocas em águas oceânicas mais profundas, onde depositam mais de 200 ovos, com cerca de 1,5 mm cada.

As larvas são pelágicas e atingem a maturidade sexual quando o comprimento do manto atinge cerca de 8 cm para os machos e 9,5 cm para as fêmeas. Sua longevidade chega aos 2 anos.[2]

Pesca[editar | editar código-fonte]

Sua considerável abundância nas regiões que habita lhe proporciona valor comercial para pesca, sendo que propostas de manejo visam limitar a captura apenas para espécimes com mais de 8 cm de comprimento do manto e que habitem aguas com mais de 2 m de profundidade.

A alta taxa de reprodução e o rápido crescimento vistos na espécie também contribuem para o aumento de seu potencial economico.[3]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre moluscos, integrado no Projeto Invertebrados é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.