Odo Adão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Odo Adão
60.º Prefeito de Uberaba Bandeira de Minas Gerais.svg
Período 18 de Agosto a 31 de Dezembro de 2004
Antecessor Marcos Montes Cordeiro
Sucessor Anderson Adauto
Dados pessoais
Nascimento 18 setembro 1935
Conquista MG
Partido PSDB
Profissão Cirurgião plástico

Odo Adão (Conquista, 18 de setembro de 1935) é um político brasileiro. Foi vice-prefeito de Uberaba no segundo mandato de Marcos Montes Cordeiro e assumiu a chefia do Executivo em 2004, após a renúncia do titular, designado para o cargo de secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes do governo Aécio Neves. Foi um dos pré-candidatos de seu partido, o PSDB para disputar as eleições municipais, mas acabou sendo vencido na disputa interna pelo deputado estadual Fahim Sawan. Em 2008, teve seu nome cogitado para integrar a chapa de reeleição do prefeito Anderson Adauto do PMDB.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em Guaxima, distrito de Conquista, perdeu o pai aos quatro anos. Trabalhou na zona rural onde fez o antigo primário, vindo a estudar em Uberaba onde completou o curso ginasial em um colégio particular através de uma bolsa de estudos concedida pelo então prefeito de Uberaba Antônio Próspero, e por Cecilia Palmério. Enquanto estudava trabalhava como engraxate, leiteiro, vendedor ambulante de doces e sapateiro. Através da ajuda de amigos do meio médico de Uberaba, entrou para a então particular Escola de Medicina de Uberaba, federalizada por Juscelino Kubitschek de Oliveira.Formado em Medicina em 1962 pela Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, antiga FMTM e atual Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM. Especializando-se em Cirurgia plástica. Odo Adão foi o primeiro aluno negro na história da escola onde se formou, a Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro. Também foi um dos primeiros negros brasileiros a fazer especialização em cancerologia no exterior (Houston, Estados Unidos).

Referências

[1] Jornal da manhã Uberaba - MG [2] Revista Veja [3] Época

Ícone de esboço Este artigo sobre um político brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.