Oeste (sub-região)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Oeste
Localização do Oeste

O Oeste constitui uma unidade territorial estatística de nível III (NUT III), e é formada por parte da Região do Centro (até 2002 estava incluída na antiga região de Lisboa e Vale do Tejo). Incorpora a parte norte do Distrito de Lisboa e uma parte do Distrito de Leiria. A região é limitada a sul pela Grande Lisboa, a leste pela Lezíria do Tejo, a norte pelo Pinhal Litoral e a oeste pelo Oceano Atlântico. Tem uma área de 2486 km² e uma população de 362 523 habitantes (censos de 2011[1]).

Com a reforma de 1 de janeiro de 2015 esta NUT não sofreu alterações na sua geografia[2].

Municípios[editar | editar código-fonte]

Compreende 12 concelhos:

Estes municípios formam a Comunidade Intermunicipal do Oeste.

A região Oeste caracteriza-se por uma influência costeira e rural[3], com forte ligação a Lisboa e a Leiria. A parte sul desta região é tradicionalmente conhecida como região saloia. Como assuntos de especial interesse destacam-se a hortofruticultura[4], o surf, as praias e a geologia[5].

Referências

  1. Título não preenchido, favor adicionar
  2. «Conheça a nova Nomenclatura das Unidades Territoriais para fins Estatísticos (NUTS 2013)». 16 de junho de 2015. Consultado em 07 de novembro de 2016  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. Carvalho, J.R. and Barceló, J.P., 1966. Agitação marítima na costa oeste de Portugal metropolitano. Laboratorio Nacional de Engenharia Civil
  4. Pinho, V., Mateus, C., Rebelo, M.T. and Kühne, S., 2009. Distribuição espacial de Coenosia attenuata Stein (Diptera: Muscidae) e das suas presas em estufas de hortícolas na região Oeste, Portugal. Portugal. Bol. San. Veg. Plagas35, pp.231-238.
  5. Pereira, B., Mateus O., Kullberg J. C., & Rocha R. (2017).  The geotouristic potential of the Oeste Region of Portugal. 14th European Geoparks Conference | Abstracts Book 167. 167.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]