Oftalmologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Slit lamp examination

A oftalmologia (grego: ophthalmós (olho) + logos (estudo): estudo do olho) é uma especialidade da medicina que estuda e trata as doenças relacionadas ao olho, à refração e aos olhos e seus anexos. O médico oftalmologista realiza cirurgias, prescreve tratamentos e correções para os distúrbios de visão. A oftalmologia tem várias sub-especialidades, entre elas a oftalmo-pediatria, a plástica ocular, doenças orbitárias, doenças das vias lacrimais, o estrabismo, o glaucoma, a cirurgia refrativa, retina,córnea, etc.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

A palavra "oftalmologia" vem da raiz grega ὀφθαλμός, ophthalmos, ou seja, "olho" -λoγία, -logia, ,isto é, "estudo de, discurso";[1] [2] literalmente significa "a ciência dos olhos". Como uma disciplina, aplica-se também aos olhos de animais, uma vez que as diferenças da prática humana são surpreendentemente menores e estão relacionadas principalmente a diferenças na anatomia ou prevalência, não as diferenças entre os processos da doença.

Visão geral[editar | editar código-fonte]

A oftalmologia, como parte da medicina e especialidade médica, é dedicada ao estudo, diagnóstico e tratamento de doenças e erros de refração apresentados polo olho, oculística e oftalmiatria. Seu estudo envolve doenças como astigmatismo, ambliopia, catarata, degeneração macular, pterígio, toxoplasmose e tumores oculares.[3] [4]

Anomalias e doenças[editar | editar código-fonte]

Um exame oftalmológico sendo realizado

Referências

  1. Ophthalmology (em inglês) Online Etymology Dictionary. Visitado em 17 de março de 2015.
  2. ὀφθαλμός. Liddell, Henry George; Scott, Robert; A Greek–English Lexicon no Perseus Project
  3. Machado, José Hamilton. Optica Passo a Passo (em português). Rio de Janeiro: SENAC RIO, 2009. p. 69. ISBN 857756052X
  4. Amariz, Marlene. Oftalmologia (em português) InfoEscola. Visitado em 17 de março de 2015.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.