Ogivas de medição

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

As ogivas de medição são instrumentos para medição de furos por variável. Elas tem o poder de centralização de um calibrador tampão "passa e não passa" com a facilidade da indicação do valor diametral por um sistema de indicação analógico ou digital.

Uma ogiva de medição tem vida útil estimada em 1.000.000 de inserções e são produzidas geralmente com o corpo de aço temperado com um banho de cromo duro para aumentar a resistencia ao desgaste durante o processo de inserção e desinserção que a medição exige.

Os apalpadores padrão em geral são feitos de metal-duro, mas podem ser aplicados outros materiais de acordo com a peça a ser medida. Materiais mais duros ou abrasivos vão exigir apalpadores mais resistentes, como diamante, rubi ou cerâmica. Produtos sensíveis à marcas do instrumento de medição, pode-se usar como apalpadores, plásticos de engenharia de alta resistência.

O principio de funcionamento de uma ogiva é relativamente simples; os apalpadores tocam a parede do furo que está sendo medido e transferem uma pressão para o lado interno da ogiva. Dentro dela há um pinça flexível onde estes apalpadores estão fixados; pelo movimento de vai e vem dos apalpadores a pinça flexível é sujeitada fazendo com que uma agulha que trabalha internamente à esta pinça seja pressionada também, e esta transfere o movimento de apalpamento para a parte de cima da ogiva, onde o sistema de indicação estará em contato com a cabeça desta pinça e receberá este movimento de pressão, e fará a indicação da medida. Toda esta transmissão é feita com relação 1:1, ou seja, o mesmo deslocamento do apalpador que está à 90° em relação à agulha interna da pinça é feito na mesma proporção graças à um cone lapidado presente na extremidade deste agulha que garante esta relação.

A ogiva de medição é um instrumento autocentrante, não precisando de um manuseio especial por parte do usuário, como em outros tipos de instrumentos que se faz necessário balançar de um lado para o outro para se encontrar o ponto certo de medição. Com a ogiva a medição é direta, feita a introdução no furo, a indicação da medida já aparece no sistema de indicação.

Para leitura (sistema de indicação), podem ser usados relógios comparadores analógicos ou digitais, sensores de deslocamento indutivos, capacitivos ou incrementais. Tudo depende do grau de precisão que o produto a ser medido exige.