Oió (Nigéria)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Oió.
Oió

Oió Atibá

  Cidade  
Localização
País  Nigéria
Estado Oió
Administração
Alafim Lamidi Adeiemi III
Características geográficas
Área total 2,427 km²
População total (2006) 428,798 hab.
Densidade 180 hab./km²
Fuso horário WAT (UTC+1)
Outras informações
Clima Aw

Oió (em iorubá: Ọyọ) é uma cidade no estado de Oió na Nigéria, fundada como a capital do Império de Oió nos anos de 1830 e conhecida por seu povo como Nova Oió (Oió Atibá) para distingui-la da antiga capital do norte, Velha Oió (Oió-Ilê) que havia sido destruída pelos fulas, e ficou deserta como resultado de rumores de guerra. Seus habitantes são na maior parte dos iorubás, e seu governante cerimonial é o alafim de Oió.

O principal mercado da cidade é o mercado Akeesan, também chamado de Ojá Obá (mercado do rei) devido à sua proximidade do palácio do alafim, é aberto diariamente ao contrário dos outros mercados, como o mercado Ajegunlê, que é aberto por um intervalo de cinco dias, e o mercado Sabô (cinco dias).

Residentes notáveis[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Aruna Quadri: I Feel Great Being Ranked 30 in World Table Tennis, Articles». THISDAY LIVE. 22 de novembro de 2014. Consultado em 8 de janeiro de 2015 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Nigéria, integrado ao Projeto África, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.