Oisín

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ossian, por François Gerard (Ossian é um personagem de James Macpherson, baseado em Oisín).

Oisín (Irlandês antigo, pronunciado /ˈɔʃiːnʲ/, ou, grosso modo, "â-chin"), filho de Fionn mac Cumhail, é um poeta e guerreiro dos fianna no Ciclo Feniano da Mitologia irlandesa. Ele é o narrador de boa parte do ciclo.

Seu nome significa "pequeno gamo", e a história que se conta é que sua mãe, Sadb, foi transformada em gamo por um druida, Fer Doirich. Quando Fionn estava caçando, capturou-a, mas não a matou, e ela voltou à forma humana. Fionn renunciou às caçadas e lutas para morar com Sadbh, e logo ela engravidou, mas Fer Doirich transformou-a novamente num gamo e ela voltou à natureza. Sete anos depois, Fionn encontrou a criança a qual ela havia dado a luz, nua, em Ben Bulben.

Em outras histórias, Oisín encontra Fionn pela primeira vez quando adulto, e ambos lutam por um porco assado antes de se reconhecerem mutuamente.

Uso em genética[editar | editar código-fonte]

Bryan Sykes em seu livro Blood of the Isles deu às populações associadas ao haplogrupo R1b o nome de Oisín como se este fosse um patriarca de clã, da mesma forma como havia feito com os haplogrupos mitocondriais em sua obra The Seven Daughters of Eve.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Em português[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia celta é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.