Olaria (Aracaju)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Olaria
  Bairro do Brasil  
Localização
Município Aracaju

Olaria é um bairro da zona oeste de Aracaju. Limita-se ao norte com o Jardim Centenário, a leste com o Santos Dumont e o José Conrado de Araújo, ao sul com o Capucho e a oeste com o Parque São José, já no município de Nossa Senhora do Socorro. O bairro é frequentemente chamado de São Carlos, embora este não seja seu nome oficial. Lá estão localizados vários conjuntos habitacionais, dentre os quais se destaca o Conjunto Veneza.

Denominações do bairro ao longo do tempo[editar | editar código-fonte]

A área correspondente aos bairros Olaria, Jardim Centenário e Bugio já recebeu várias denominações. No início do século XX era chamado de Leprozário já que havia um hospital e um cemitério para leprosos. Em meados do mesmo século passou a ser chamado de Matadouro por causa do frigorífico e abatedouro público instalado na região. Depois passou a se chamar Olaria por conta de uma fábrica de tijolos e telhas [carece de fontes?]. Desde o início do século XXI passou a receber a denominação de São Carlos por conta de um loteamento com este nome[carece de fontes?]. Contudo, nos mapas e documentos oficiais da prefeitura de Aracaju ainda recebe o nome de Olaria.[1]

Urbanização[editar | editar código-fonte]

O bairro margeia a BR-235 e é formado por vários conjuntos habitacionais como o Veneza, Loteamento São Carlos, Maria do Carmo II e Nova Liberdade, sendo esses três últimos antigas áreas de invasão que depois receberam melhoramentos públicos.

É uma das comunidades mais pobres de Aracaju, tem vários problemas ligados a saneamento básico, transporte, criminalidade e tráfico de drogas,[2] dentre outros.[3] Outro problema grave na região são os atropelamentos já que fica às margens da BR-235.[4] Apesar de haver duas passarelas na área, muitos moradores preferem arriscar-se numa travessia perigosa em um trecho duplicado e movimentado da rodovia.

Transporte Público[editar | editar código-fonte]

Duas linhas radiais ligam o bairro ao Centro. A 610-São Carlos/Centro e a 710-DER/Veneza. Por localizar-se na principal entrada/saída de Aracaju é atravessado por diversas linhas metropolitanas e intermunicipais.[5] Há ainda o serviço de táxi-lotação, linha D.E.R., também com destino ao Centro.

Principais Logradouros[editar | editar código-fonte]

  • Avenida Santa Gleide
  • Avenida Matadouro
  • Avenida Alcides Fontes
  • Avenida Osvaldo Aranha
  • BR-235

Referências

  1. «Bairros Olaria e Coroa do Meio recebem cuidados contra leishmaniose». www.aracaju.se.gov.br (em inglês). Consultado em 21 de agosto de 2021 
  2. http://falasergipe.bk2.com.br/noticia/1329/traficante-preso-com-dez-quilos-de-maconha-no-bairro-sao-carlos
  3. http://www.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=120827
  4. «treslagoasms.com». ww9.treslagoasms.com. Consultado em 21 de agosto de 2021 
  5. «Itinerário e Horário dos Ônibus». www.smttaju.com.br. Consultado em 21 de agosto de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.