Olavo I da Noruega

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes está sujeito a remoção.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Olavo Tryggvason
Rei da Noruega
caption
Reinado 995 – 9 de Setembro de 1000
Consorte Geira
Gyda
Thyre
Antecessor(a) Haakon Sigurdsson
Sucessor(a) Sueno I da Dinamarca
Érico Hakonarson
Sveinn Hákonarson
Dinastia Cabelo Belo
Nascimento Década de 960, na Noruega
Morte 9 de setembro de 1000 (40 anos)
Pai Tryggve Olafsson
Mãe Astride Eiríksdóttir

Olavo Tryggvason (em norueguês antigo: Óláfr Tryggvason; em norueguês: Olav Tryggvason), (ca. 9609 de setembro? de 1000), foi rei da Noruega de 995 até sua morte. Era filho de Tryggve Olafsson, rei de Viken, e bisneto de Haroldo, primeiro rei da Noruega.

Olavo teve um papel importante na conversão dos viquingues ao cristianismo. Diz-se que construiu a primeira igreja da Noruega, em 995, e que fundou as cidades de Trontêmio, em 997, e Sarpsborg.

Durante a cristianização da Noruega, o rei mantinha as völvas (mulheres xamãs) amarradas em pequenas rochas à mercê da maré. Uma terrível e longa espera pela morte.

Viveu na Polônia, Irlanda e Inglaterra, lugar onde se converteu ao cristianismo. Alcançou a coroa norueguesa no ano de 995. Sendo rei, tentou expandir a fé cristã pelo seu reino, mas enfrentou a rivalidade da Dinamarca. Em uma dessas batalhas, faleceu no ano 1000, possivelmente ao cair de um barco.


Precedido por
Haakon Sigurdsson
Rei da Noruega
995 - 1000
Sucedido por
Sueno I Barba-Bifurcada


Ícone de esboço Este artigo sobre reis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.