Alastor Moody

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Olho-tonto Moody)
Ir para: navegação, pesquisa
Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
Alastor "Mad-Eye" Moody
Alastor "Olho-Tonto" Moody
Dados pessoais
Sexo Masculino
Nascimento 8 de março de 1909
Cabelo Grisalho
Olhos O olho normal é castanho, e o olho mágico é azul elétrico
Dados biográficos
Casa Blason Gryffondor.svg Gryffindor
Organizações as
quais pertence
Ordem da Fênix
Guarda Avançada
Na série
Primeira aparição
em livro
Harry Potter e o Cálice de Fogo
Primeira aparição
em filme
Harry Potter e o Cálice de Fogo
Intérprete Brendan Gleeson
Personagem da série Harry Potter

'Alastor "Olho-Tonto" Moody iú' (8 de março de 1909 - 30 de julho de 1997) é talvez o mais famoso Auror dos tempos modernos, o responsável pela captura de muitos criminosos. Ele também afirma nunca ter matado seu alvo, mesmo quando autorizado a fazê-lo, a menos se ele não tivesse outra escolha. Ele frequentou Hogwarts na década de 1920 como aluno, mas não se sabe em qual das quatro casas ele ficou. O rosto de Alastor Moody é cheio de cicatrizes, e ele perdeu várias partes do corpo enquanto lutava com bruxos das trevas, incluindo seu olho esquerdo, a perna esquerda e parte do nariz. Como Moody é cauteloso - alguns personagens diriam "paranóico" -, ele se recusa a ingerir qualquer alimento ou bebida que não tenha sido preparado por ele mesmo. Seu olho mágico pode girar em 360 graus e ver através de quase tudo (incluindo paredes, portas, Capas de Invisibilidade, e a parte de trás da sua cabeça). Alawold caminha mancando devido à sua prótese de perna, e usa uma bengala. Alastor era um homem muito bom apesar de sua má aparência, tanto que deu sua vida pela de Harry Potter no filme ''As Relíquias da Morte - Parte 1''.

Na série[editar | editar código-fonte]

Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, Moody é contratado como o Professor de Defesa Contra as Artes das Trevas de Hogwarts, saindo da aposentadoria como um favor para Dumbledore. Pouco antes de o ano letivo começar, no entanto, Moody é atacado por Barto Crouch Jr., que utiliza a Maldição Imperius no bruxo e usa a Poção Polissuco para assumir a sua aparência. Ele mantém o Moody real vivo como fonte do último ingrediente da poção Polissuco e de informações pessoais úteis para aprimorar a sua representação, e toma o lugar de Moody como Professor de Defesa contra as Artes das Trevas. O hábito conhecido de Moody de carregar a sua própria bebida numa garrafa - já que ele desconfiava de alimentos preparados por outros - permite que Crouch beba a Poção Polissuco sem que ninguém percebesse. Crouch, disfarçado de Moody, torna-se conhecido por ensinar e demonstrar temas normalmente de alto nível nas aula do quarto ano de Harry (como as Maldições Imperdoáveis), sendo um professor exigente que espera que os alunos excedam as expectativas. Moody também é conhecido por punir Draco Malfoy, transformando-o em uma doninha. Crouch também foi mentor de Harry, incentivando-o e influenciando-o nas Três Tarefas do Torneio Tribruxo. Depois de Harry retornar inesperadamente vivo da batalha no cemitério com Lord Voldemort, Crouch leva Harry para o seu escritório, questionando-o sobre Voldemort e o cemitério, e revela que ele próprio estava trabalhando para Voldemort. Ele então se prepara para matar Harry, mas Dumbledore, McGonagall e Snape intervêm na hora. Tendo esquecido de tomar a sua dose de poção Polissuco de hora em hora, Crouch volta a sua aparência original, e sob o efeito da poção Veritaserum, confessa tudo. Dumbledore então resgata Moody, que estava trancado a sete chaves (literalmente) no próprio baú mágico.[1]

Em Harry Potter e a Ordem da Fênix, o Alastor Moody verdadeiro junta-se à nova formação da Ordem da Fênix, e lidera a Guarda Avançada, que transfere Harry Potter da Rua dos Alfeneiros 4 para o Largo Grimmauld 12. Moody aparece no clímax do livro, chegando para a batalha no Departamento de Mistérios, após ser avisado por Snape. Ele também aparece com Lupin e Tonks no final, quando dá uma advertência aos Dursley pela forma como eles tratam Harry. Em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, Alastor Moody aparece muito pouco, apenas no funeral de Alvo Dumbledore no final do livro. Em Harry Potter e as Relíquias da Morte, Lord Voldemort o ataca, derrubando-o de sua vassoura após este ser abandonado por Mundungo Fletcher, que estava agindo como uma isca, e Moody despenca para a morte. Os sobreviventes são incapazes de recuperar seu corpo, mas mais tarde seu olho é encontrado por Harry preso na porta de Dolores Umbridge e sendo utilizado como uma forma de vigiar os outros funcionários. Harry recupera o olho, enojado que estivesse sendo usado de tal maneira, e depois enterra-o na base de uma velha árvore, em memória de Olho-Tonto.

Moody é interpretado por Brendan Gleeson nos filmes. O filho do ator, Domhnall Gleeson, interpreta um dos filhos de Molly e Artur Weasley, Gui Weasley.

Referências