Olhos nos Olhos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Olhos nos Olhos
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 60 minutos
Criador(es) Rui Vilhena
País de origem  Portugal
Idioma original Português
Produção
Produtor(es) NBP
Elenco Paulo Pires
José Wallenstein
Paula Neves
Marco Delgado
Eunice Muñoz
Ruy de Carvalho
Bárbara Norton de Matos
Luisa Cruz
Sofia Grillo
Gracinda Nave
Tema de abertura João Pedro Pais - Mais que uma Vez
Exibição
Emissora de
televisão original
Portugal TVI
Transmissão original 7 de Outubro de 2008 a 11 de Julho de 2009
N.º de temporadas 1
N.º de episódios 223
Cronologia
Último
Último
Fascínios
Sentimentos (novela)
Próximo
Próximo

Olhos nos Olhos é uma telenovela portuguesa da autoria de Rui Vilhena, transmitida pela TVI que substituiu Fascínios. A sua história centra-se em dois gémeos malvados interpretados por Paulo Pires. Esteve em retransmissão na TVI Ficção,entre 25 de Julho de 2013 e 28 de Janeiro de 2014 e mais tarde nas madrugadas da TVI entre 24 de Julho de 2014 e 8 de Outubro de 2014.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Vasco e Victor (Paulo Pires) são irmãos gémeos. Mesma cara, mesmo corpo... mesma ambição. Odeiam-se mutuamente, sendo esse o único laço que os une. Contrariando o típico par gémeo bom e gémeo mau, ambos são vilões. Disputavam brinquedos na infância, namoradas na adolescência e, agora nos seus caminhos em busca de fortuna, Victor e Vasco cruzam-se com os Viana Levi, uma família judaica, detentora de uma empresa de cosméticos com forte nome no mercado, mas que atravessa uma das suas maiores crises. Objectivo dos gémeos: chegar à presidência da empresa.

Dessa família também faz parte o internacionalmente consagrado maestro Leonardo Viana Levi (José Wallenstein). É aqui que nos deparamos com um dos vários mistérios da trama: o que acontece às mulheres de Leonardo? O maestro já vai no terceiro casamento, com Beatriz (Paula Neves). A morte da sua primeira mulher acontece num acidente de viação. Mais tarde, a segunda mulher, Antónia (Anabela Teixeira) morre numa derrocada fatal de um prédio, num dia em que Lisboa é assolada por um ciclone, fruto das constantes e preocupantes mudanças climáticas que o planeta sofre. A verdade é que, horas antes de morrer na derrocada, Antónia planeava fugir de casa e levar consigo o filho Miguel (Frederico Barata), em segredo do marido e da família. O que quer que fosse que aterrorizava Antónia levanta uma dúvida: que responsabilidade tem Leonardo nestas mortes? Será azar o que persegue as suas relações ou será que ele esconde algo de tenebroso?

O ciclone em Lisboa vai ser o fio condutor para outras personagens. Dos escombros do prédio é resgatada Isabel Silva Pereira (Marisa Cruz), uma mulher grávida, que sofre de morte cerebral e que levará a sua família a enfrentar um grande dilema moral: deverão mantê-la viva até ao nascimento do bebé ou desligar as máquinas e deixá-los os dois, evitando que a criança nasça deficiente? E o que fazer para descobrir quem é o pai da criança, informação essa que Isabel nunca confidenciou a ninguém? Para o descobrir, a irmã de Isabel, Eva (Bárbara Norton de Matos), e os seus avós, Teófilo (António Montez) e Rosário (Eunice Muñoz), levarão a cabo uma cruzada em busca da verdade, que pode manchar a memória da falecida.

Final trágico também tem Bernardo Santos Oliveira (Pedro Granger), um homossexual assumido renegado pela família, que é apanhado no ruir do prédio. Engenheiro informático de profissão, Bernardo conseguiu amealhar uma pequena fortuna com a venda de um site. Quem tem direito ao dinheiro de Bernardo? Mário (Nuno Távora), o companheiro com quem viveu os seus últimos anos, ou os pais preconceituosos, Rute (Luísa Cruz) e Augusto (Vítor Norte), que o rejeitaram pela sua orientação sexual e agora reclamam a totalidade da herança? A verdade é que a família Santos Oliveira vive um problema com que muitos se identificarão: o das famílias endividadas que pagam cartão de crédito com cartão de crédito e que tentam manter um nível de vida muito superior às suas reais possibilidades.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

- Actores convidados:

- Participações especiais:

- Elenco infantil:

  • Diogo Carmona - Bruno Viana Levi
  • Miguel Carneiro - André Santos Oliveira

Elenco adicional[editar | editar código-fonte]

Banda sonora[editar | editar código-fonte]

Álbum Olhos nos Olhos (2009, CD, Farol Música).[1]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Vários foram os actores cotados para interpretarem os gémeos Vasco e Victor, Ricardo Pereira estava prestes a consumar a sua transferência quando a SIC lhe propõe ser protagonista de Negócio da China. Perante a recusa deste foi abordado Marco D'Almeida que também não aceitou o papel, acabando por ficar Paulo Pires com ele.
  • Dalila Carmo implorou à TVI que a deixasse abandonar o elenco de A Outra para que pudesse trabalhar de novo com o seu autor favorito. Devido à saída de Margarida Marinho, grávida de Carlota, e à gravidez de Margarida Vila-Nova tal tornou-se impossível.
  • Vítor Norte terá sido despedido do elenco. Segundo a imprensa noticiou na altura desentendimentos com a produção terão levado à sua saída.
  • Marca a primeira novela de Ana Moreira na pele da eloquente Simone Viana Levi. Assim como a apresentadora Marisa Cruz que integrou a trama nos primeiros episódios.
  • Durante quase toda a trama o nome de Mina Andala foi apresentado no genérico, no entanto esta só apareceu perto do fim da novela e com um papel completamente diferente ao descrito inicialmente.
  • Diogo Amaral apareceu a meio da trama na pele de Joaquim Carvalho e Silva, um psicopata apaixonado por Lorena (Sofia Ribeiro). Apesar de ser referido durante quase toda a trama e de o seu nome ter sido sempre apresentado no genérico, a sua participação foi muito curta.
  • Carlos Vieira também abandonou a trama a meio, dando um rumo completamente diferente à personagem de Patrícia Tavares.
  • A dado momento um dos gémeos (Vasco) mata o outro (Victor) apoderando-se da sua identidade, algo semelhante ao que aconteceu em Paraíso Tropical da Rede Globo.
  • Marcantónio Del Carlo, Dalila Carmo, José Wallenstein, Vítor Norte, Marco Delgado, Sofia Grillo, São José Correia, Nuno Távora, Vera Alves, Gracinda Nave e Frederico Barata repetem a parceria com o autor.
  • Luísa Cruz foi um dos grandes destaques da trama sendo considerada uma das grandes surpresas da novela devido aos seus preconceitos.
  • Sara Barros Leitão e Rui Porto Nunes são pescados da 5ª Temporada de Morangos com Açúcar directamente para esta trama. Foi ainda o último trabalho de Rui para a TVI, que mais tarde protagonizou Lua Vermelha, da SIC.
  • Joana Duarte volta a fazer par romântico com Francisco Côrte-Real depois da 3ª Temporada de Morangos com Açúcar, algo que se voltaria a verificar em Meu Amor e em Anjo Meu.
  • Algumas das cenas na casa do personagem Simão Ribeiro (Marco Delgado) fazem lembrar Tempo de Viver, principalmente as contracenas com Catarina Viana Levi (Sofia Grillo). Os dois actores voltam a fazer parceria em Sedução, co-habitando a mesma casa e trabalhando ambos no mesmo sítio, uma produtora de programas de televisão, onde Sofia faz de produtora-executiva e Marco dá vida a um realizador playboy.
  • A novela aposta ainda num tema bastante diferente: a religião Judaica.
  • A novela está em reposição nas madrugadas da TVI desde Julho de 2014.

Referências

  1. Catálogo - Detalhes do registo de "Olhos nos olhos" Fonoteca Municipal de Lisboa. Visitado em 11 de Abril de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]