Olimpíada Brasileira de Agropecuária

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A Olimpíada Brasileira de Agropecuária é uma das Olimpíadas de Conhecimento do Brasil. Organizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas em parceria com a Embrapa,[1] a olimpíada objetiva o estímulo ao ingresso de jovens na área de pesquisa e da inovação em agropecuária, o desenvolvimento regional e produção de inovações tecnológicas, enfrentamento com situações desafiadoras e o estímulo ao espírito de cooperação.[2]

A primeira edição, em 2011, contou com cerca de 2000 estudantes incritos,[3] divididos em 352 equipes.[4] As três primeiras fases, virtuais, ocorreram entre agosto e setembro, enquanto a quarta fase, presencial, aconteceu entre os dias 6 e 8 de Outubro, na cidade de Pouso Alegre, MG.[5] Desta fase presencial participaram 58 equipes de 20 instituições de ensino.[6][7] A equipe vencedora foi a equipe Ifagripec do Instituto Federal do Triângulo Mineiro; a mesma representará o Brasil na International Earth Sciences Olympiad, que em 2012 acontecerá na Argentina.[8][9]

Participantes[editar | editar código-fonte]

Diferente da maioria das olimpíadas de conhecimento, a OBAP não é aberta a todos os estudantes do ensino médio. Dela podem participar apenas estudantes do ensino médio que cursem, integrada ou paralelamente, curso técnico em uma das seguintes áreas: agropecuária, agricultura, agroecologia, zootecnia, agronegócio, alimentos e agroindústria.[10] A inscrição é feita por equipes, com cada equipe sendo composta por quatro estudantes e um orientador. [11]

Como Funciona[editar | editar código-fonte]

A OBAP possui quatro fases, três virtuais e uma presencial. Nas três primeiras, que são eliminatórias e classificatórias, as equipes tem que responder questões de múltipla escolha nas áreas de agricultura e zootecnia.

Da quarta fase, presencial, participam as 50 equipes melhor colocadas.[12] Essa fase é dividida em duas etapas. Primeiro as equipes devem enviar um estudo de caso referente ao tema da olimpíada (que, em 2011, foi Inovação e Sustentabilidade); depois, fazem ainda uma quarta prova, individual e objetiva, sobre temas específicos em agricultura e zootecnia.[13]

As 15 melhores equipes são premiadas com medalhas; as três melhores recebem um troféu. O melhor estudo de caso será premiado à parte. A equipe vencedora tem custeada sua participação na Olimpíada Internacional de Ciências da Terra. [14][15]

Referências

  1. AgroLink. «Inscrições para Olimpíada Brasileira de Agropecuária começam no próximo mês». Consultado em 28 de maio de 2011. 
  2. Olimpíada Brasileira de Agropecuária. «Introdução». Consultado em 28 de maio de 2011. 
  3. Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. «IFMS se classifica na Olimpíada Brasileira de Agropecuária». Consultado em 1 de Dezembro de 2011. 
  4. Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina. «Melhor aluno e 2ª melhor equipe da 1ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária são do IFES Campus Itapina». Consultado em 1 de Dezembro de 2011. 
  5. Olimpíada Brasileira de Agropecuária. «Calendário». Consultado em 28 de maio de 2011. 
  6. «Última fase da Olimpíada Brasileira de Agropecuária acontece em Pouso Alegre». Consultado em 1 de Dezembro de 2011.  Texto "autor-TV Uai" ignorado (ajuda)
  7. Instituto Federal Catarinense - Campus Videira. «Estudantes de Agropecuária disputam a fase final da OBAP». Consultado em 1 de Dezembro de 2011. 
  8. Pouso Alegre.net. «1ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária foi show de interação». Consultado em 1 de Dezembro de 2011. 
  9. Correio de Uberlândia. «Alunos do IFTM ganham prêmio em olimpíada». Consultado em 1 de Dezembro de 2011. 
  10. Olimpíada Brasileira de Agropecuária. «Quem pode participar?». Consultado em 28 de maio de 2011. 
  11. Instituto Federal do Pará - Campus Conceição do Araguaia. «Instituto Federal (MG) promoverá Olimpíada de Agropecuária». Consultado em 28 de maio de 2011. 
  12. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - EAJ. «Instituto federal vai promover olimpíada de agropecuária em MG». Consultado em 28 de maio de 2011. 
  13. Olimpíada Brasileira de Agropecuária. «Fases». Consultado em 28 de maio de 2011. 
  14. Olimpíada Brasileira de Agropecuária. «Premiação». Consultado em 28 de maio de 2011. 
  15. Instituto Federal do Rio de Janeiro - Campus Pinheiral. «1ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária leva estudantes ao Japão». Consultado em 28 de maio de 2011. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]