Olimpíada Brasileira de Química

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Olimpíada Brasileira de Química - OBQ é uma competição anual de química de âmbito nacional. Tem por objetivo incentivar o interesse dos alunos pela química.A Olimpíada Brasileira de Química é um evento competitivo, que anualmente se inicia no mês de agosto, para estudantes do ensino médio e tecnológico.

Em 1986 e ressurgida em 1996, por iniciativa do Instituto de Química da USP, com apoio da FAPESP, da Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, realizou o primeiro evento, com a participação de 5 estados brasileiros. Os primeiros colocados nesta competição têm seus nomes inseridos na galeria de honra do troféu da Olimpíada Brasileira de Química. Os dez estudantes de maior destaque nesta olimpíada são convocados para participar do Curso de Aprofundamento e Excelência em Química ministrado por professores do curso de pós-graduação em Química de uma das universidades participantes, de onde se escolherá a equipe que representará o Brasil na Olimpíada Internacional de Química e na Olimpíada Ibero-americana de Química.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Se divide em outras olimpíadas: a OBQjr, OBQ e a ONNeQ