Olimpiodoro de Tebas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para o filósofo bizantino, veja Olimpiodoro, o Jovem.
Olimpiodoro de Tebas
Cidadania Roma Antiga
Ocupação historiador, escritor

Olimpiodoro de Tebas (em grego: ; c. 380, fl. ca. 412–425) foi um escritor da educação clássica, "poeta por profissão" em suas palavras nascido em Tebas, no Egito romano. Por volta de 412, foi enviado numa missão aos hunos no Mar Negro pelo imperador Honório. Depois, passou a viver na corte de Teodósio II, a quem dedicou sua "História". O relato desta missão diplomática sobreviveu num fragmento entre outros 46 na epítome do patriarca Fócio, que considerava Olimpiodoro um "pagão", sem dúvida por causa de sua educação clássica[1]:

Donato e os hunos e a habilidade com que seus reis atiravam com o arco. O autor relata ter sido enviado numa missão entre eles e Donato e fornece um trágico registro de suas andanças e perigos pelo mar. Como Donato, tendo sido enganado por um juramento, foi ilegalmente executado. Como Caratão, o primeiro dos reis, furioso com o assassinato, foi apaziguado por presentes do imperador.
 

Olimpiodoro foi o autor de uma história, em 22 volumes, do Império Romano do Ocidente entre 407 e 425 que foi utilizada por Zósimo, Sozomeno e, provavelmente, Filostórgio, como J.F. Matthews demonstrou[2]. O original se perdeu, mas um resumo foi preservado na obra de Fócio. Pelos fragmentos restantes, pode-se inferir que Olimpiodoro esteve em Atenas, viajou por regiões remotas do Alto Egito, onde viviam os selvagens blêmios e visitou Roma no fim da vida[2].

Referências

  1. Na seção introdutória de Fócio; J. F. Matthews, "Olympiodorus of Thebes and the History of the West (A.D. 407–425)," The Journal of Roman Studies; 60 (1970:79–97) p 79.
  2. a b Matthews 1970.

Atribuição[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Baldini, Antonio, Ricerche di tarda storiografia (da Olimpiodoro di Tebe). Bologna: Pàtron, 2004. (em inglês)
  • Baldwin B., "Olympiodorus of Thebes," L'Antiquite Classique 49 (1980): 212–231. (em inglês)
  • Gillett, Andrew, "The date and circumstances of Olympiodorus of Thebes," Traditio 48 (1993): 1–29. (em inglês)
  • Paschoud, François, Eunape, Olympiodore, Zosime (collected articles). Bari: Edipuglia, 2006. (em inglês)
  • Rohrbacher, David, The Historians of Late Antiquity. London: Routledge, 2002. (em inglês)
  • Thompson, E.A., "Olympiodorus of Thebes" Classical Quarterly 38 (1944): 43–52. (em inglês)