Oliveira Andrade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Oliveira Andrade
Nome completo Claudemir de Oliveira Andrade
Nascimento 30 de março de 1950 (68 anos)
Campinas, SP
Ocupação Jornalista, Narrador Esportivo

Claudemir de Oliveira Andrade, mais conhecido como Oliveira Andrade, (Campinas, no dia 30 de março de 1950) é um jornalista brasileiro. Atualmente trabalha na Rede Bandeirantes e no BandSports.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Começou como repórter de campo até chegar às funções de narrador esportivo e apresentador. Passou pelos maiores órgãos de comunicação do Brasil como Rede Bandeirantes (São Paulo), Rede Globo (São Paulo e Rio de Janeiro, onde trabalhou por mais de 15 anos), Rádio Brasil (Campinas), Rádio Cultura (Campinas), Rádio Educadora (Campinas) e EPTV (Campinas). Em 2008, trabalhava na Rede Record (São Paulo), onde chegou em 2002 com a equipe por conta da parceria com a Traffic e apresentava o programa Show da Manhã (hoje Jornal de Serviço) na Rádio Jovem Pan (São Paulo). Casado, é pai de três filhos. Tem residência fixa em Campinas e é torcedor da Ponte Preta e do Palmeiras. Durante três anos foi narrador do Campeonato Baiano de Futebol (2007,2008 e 2009), pela extinta TV Itapoan, e também narrador da Liga dos Campeões da Europa pela Record News.

Pela TV Globo narrou as Copas do Mundo de 1990 e 1994 e as Olimpíadas de 1992 e 1996 e era o substituto de Galvão Bueno em alguns jogos do Brasil e em algumas corridas de Fórmula 1, deixou a Globo em 1998. Assumiu o posto, sendo apresentador do programa "Jornal de Serviços" e âncora de jornadas esportivas pela Rádio Jovem Pan, em São Paulo. Em 2012, Oliveira volta às narrações esportivas na televisão após pouco mais de dois anos longe da televisão.

O canal esportivo BandSports repôs a vaga de narrador após a saída de Eduardo Vaz, que foi para a Record. Oliveira Andrade, que já trabalhou na própria Record, inclusive, e que antes atuou por muitos anos na TV Globo.

A exemplo de Eduardo Vaz, que cobriu as Olimpíadas de Londres pela Rede Record, Oliveira Andrade foi contratado pelo canal esportivo do Grupo Bandeirantes e fez parte da equipe que trabalhou no mesmo evento junto com Luciano do Valle, Carlos Fernando, Ivan Zimmermann. No BandSports, durante os Jogos Olímpicos de Londres, coube a Oliveira a responsabilidade de narrar vários eventos sendo o mais marcante e talvez o mais importante deles quando transmitiu a vitória do Brasil sobre os Estados Unidos na final do voleibol feminino. [1]

Com o fim do Jornal de Serviço em 2013, em substituição pelo programa Jovem Pan Morning Show, Oliveira Andrade foi integrado ao Jornal da Manhã na Rádio Jovem Pan

Atualmente, Oliveira trabalha no Grupo Bandeirantes: No canal por assinatura BandSports, narra competições de futebol, voleibol e tênis. Oliveira Andrade narrou algumas partidas do Campeonato Mundial de Futebol Sub-17 de 2013 pela Rede Bandeirantes. No dia 24 de abril de 2014, Oliveira Andrade foi confirmado como novo locutor da Rede Bandeirantes, ocupando a lacuna deixada na equipe de esportes após o falecimento de Luciano do Valle em 19 de abril do mesmo ano[2]. Estreou na Band no dia 27 de abril de 2014, um domingo, narrando a partida entre Corinthians e Flamengo no Estádio do Pacaembu, válida pelo Campeonato Brasileiro.

Oliveira Andrade seria o narrador titular e iria transmitir as partidas do Brasil na Copa do Mundo FIFA de 2014 pelo canal BandSports, porém devido ao falecimento de Luciano do Valle, a escala de narradores foi alterada e ele trabalhou em várias jogos pela Rede Bandeirantes. Pelo BandSports, narrou a semifinal entre Argentina x Holanda e a decisão do 3º lugar entre Brasil e Holanda.

Em 2016, Oliveira narrou várias partidas da Eurocopa pela Rede Bandeirantes. Narrou eventos das Olimpíadas 2016 tanto pela Band aberta quanto pelo canal BandSports como futebol, voleibol, basquete e handebol. Desde 2016 é o narrador das partidas do Novo Basquete Brasil. Em fevereiro de 2018, com a saída de Téo José passou a ser o narrador titular das partidas da Liga dos Campeões da UEFA.

Referências