Olivença (Ilhéus)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

14° 56' 48" S 39° 0' 43" O


Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2017)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.

Olivença é um distrito situado quinze quilômetros ao sul da sede do município de Ilhéus na Bahia, tendo como principais atividades econômica a extração da piaçava e o turismo, devido as praias propícias para o surf, além de abrigar o balneário tororomba, um dos pontos preferidos dos visitantes.

É a única estância hidromineral localizada na faixa litorânea do Brasil.

No segundo domingo do ano, ocorre a festa da puxada do Mastro, festa tradicional que mescla o sagrado e o profano.Uma mistura de ritual indígena e cristão. Durante os festejos em homenagem a São Sebastião.

Dos dias 1º até 21 de novembro, é comemorada a festa de Nossa Senhora da Escada, padroeira de Olivença, com direito a alvorada de fogos, missa solene, procissão e festa de largo.

Em torno da vila de Olivença encontram-se diversas comunidades indígenas, representantes dos Tupinambá_de_Olivença.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Marcis, Teresinha (2004). A “hecatombe de Olivença”: construção e reconstrução da identidade étnica – 1904 (PDF) (Dissertação de Mestrado em História). Salvador: UFBA.